Blog do Téo José

Corrida complicada

Téo José

Ontem, em New Hampshire, foi disputada a 12ª etapa da temporada da Fórmula Indy. Uma corrida bem complicada. Primeiro avisaram, no dia, que a prova teria sua largada adiantada em 23 minutos. No lugar de cinco da tarde (Brasília), a bandeira verde seria quatro e trinta e sete. O motivo seria a possível chegada da chuva, então teria aumentaria a chance de toda prova acontecer sem água. Nunca vi isto em um evento internacional. E o pior é que nem se importaram com as emissoras internacionais que transmitem o evento. A preocupação foi apenas com a local – a Versus.

Depois tivemos uma série de batidas e rodadas, desde a primeira volta. Hélio Castroneves rodou sozinho, bateu no guard-rail e perdeu várias voltas nos boxes. Tony Kanaan também se envolveu em outra com Thomas Scheckter e Marco Andretti. Ele saiu falando um monte dos dois. Vendo várias vezes, acho que foi uma batida evitável. Mas daquelas de 'acidente de corrida'. Em outra relargada, o líder Dario Franchitti se enroscou com Takuma Sato. Sato assumiu o erro, mas também achei acidente de corrida. O Dario deixou rolar seu carro um pouquinho pra cima do japonês.

E, por fim, a chuva apareceu. Duas vezes amarela por muitas voltas e faltando 13 para o final, o diretor de provas resolveu relargar com a pista ainda úmida. Resultado: Danica rodou na reta e vários acabaram batendo. Aí mostraram a vermelha e depois encerraram a corrida.

Não tinha nenhuma condição de relargar. Foi um erro primário, reconhecido pelos diretores que resolveram encerrar com o resultado anterior a lambança. A vitória, quinta na carreira, ficou com  Ryan Hunter-Reay, da Andretti; Orio Serviá foi o segundo, piloto da Newman Haas. Vitor Meira foi o 10º; e Bia Figueiredo chegou em 14º lugar.

  1. Juliano Kapp de Oliveira

    16/08/2011 13:23:13

    Sem duvida Teo, a Indy vem se superando em erros e mais erros, não é pra menos que as arquibancadas estão cada vez mais vazias!Ainda, esquecendo dos fans, patrocinadores e transmissoras de TV resolveu adiantar o evento, causando um verdadeiro caos.A corrida naquelas condições são imprevisiveis, sendo um prato cheio para os fans do esporte que podem ver varias opções se desenhando ao longo da etapa, mas acima de tudo deve estar a segurança dos pilotos, os quais são os maiores protagonistas desta história!!Para o bem da Indy, mudanças devem ocorrer.

  2. marcondesbrito

    16/08/2011 00:34:40

    Olá, meu amigo Teo, a transmissão de ontem foi muito louca. Pior é que nós, telespectadores, gostamos mesmo disso.Quando puder, siga-me @marcondesbritoAbraçãoMarcondes

  3. Luc Monteiro

    16/08/2011 00:17:31

    A impressão que tive após a última relargada é que os pilotos completaram uma volta com bandeira amarela antes da parada nos pits, onde estavam quando foi dada bandeira vermelha.Ou seja, considerar os resultados de Danica, Power e toda a rapaziada que não deu conta da pista molhada foi um erro. Não maior que o erro de permitir a relagada com asfalto úmido.A Indy está surpreendendo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso