Blog do Téo José

Já deu

Téo José

A seleção brasileira começou sua nova fase, sob o comando de Mano Menezes, há um ano encarando os Estados Unidos. Era a chamada renovação. Depois de 12 meses, vimos um time contra a Alemanha cheio de volantes e laterais mais presos. Igual a maioria das equipes que estão no futebol brasileiro. Observamos jogadores convocados que, muitas vezes, o torcedor precisa consultar a internet para saber quem são. Outros conhecemos dos clubes e perguntamos porque foram chamados. Nas entrevistas coletivas, vem a conversa ensaiadinha do treinador. Aquele papo pausado para ser sempre o politicamente correto. Já o futebol é de gosto muito duvidoso. Para mim é uma bolinha bem pequenininha. E não vejo nada de renovação.

Vejo gente falando em tempo. Mano está fazendo suas experiências. Realmente está. Mas já se passou um ano e evolução ainda não é observada. Por muito menos, Dunga já estava sendo crucificado. Se não tivesse visto de perto o ótimo jogo entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, poderia estar me perguntando se a crise é geral e mais abrangente no futebol brasileiro. Por um todo.

Mas não tem crise. Tem, sim, um trabalho sem rumo. Um monte de jogadores vestindo a amarelinha e esquemas de jogo batido. Jogadores que se encontram para competições oficiais e amistosos e não estão coma cabeça no grupo. Ou suficientemente motivados. Outros escalados fora da função e área que costumam atuar. Motivar e transformar uma seleção em time é papel, também, do treinador.

A posição como comandante da seleção parece não estar abalada. Mas minha paciência e confiança estão. Só espero que este trabalho, até agora cheio de deficiências, com uma renovação pequena e bem questionável, não mate futuras promessas ou jogadores que tem totais condições de serem titulares na nossa seleção.

E mais: que se entenda de uma vez por todas que em termos de time o Brasil não é mais o Nº 1 do mundo. Precisa de trabalho para voltar a ser. Se não reconhecer as deficiências e os erros, o caminho vai ser bem mais difícil e cheio de desvios que não levam ao objetivo principal.

  1. Gilson Kiraly

    13/08/2011 12:04:40

    Vc tá é louco meu caro, pois o Ronaldinho gaúcho é o único gênio em atividade no futebol brasileiro e um dos poucos no futebol mundial.Quanto a flamenguistas na CBF, vc tá enrolado, pois existem flamenguistas em todo o local, aliás, no site da própria fifa consta que o Flamengo é o time mais popular do mundo.

  2. teojose

    13/08/2011 11:00:16

    Grande abraço.

  3. Rodrigo

    13/08/2011 02:42:22

    Excelente comentário Téo. Gosto muito dos comentáristas da Band, pois todos sao sinceros e falam realmente o que todos os brasileiros pensam, ao contrário de alguns comentáristas da outra emissora.Bom Téo, estamos em um momento muito preocupante porque nao somos mais aquela selecao que os adversários temiam.Um ano já se passou e eu continuo vendo a mesma selecao, o mesmo joguinho de sempre. Cade a renovação??????? Lúcio, Julio Cesár, Robinho, André Santos, Dani Alves, Ramires?????? Na minha opnião está obvio que o Mano Menezes não é Técnico de Seleção, pois se nao conseguimos ganhar sequer a Copa América, onde temos apenas mais duas fortes seleções: Uruguai e Argentina, nao conseguimos ganhar da Venezuela e Paraguai e agora com essa derrota ficou claro que nao temos condições de ganhar das fortes seleções europeias.O que é pior, o fato de que em um ano o Mano nao conseguiu formar uma seleção ou nao ter conseguido bons resultados?A renovação na seleção tem que ser geral, incluindo presidente e toda comissão técnica.Abraço Téo...

  4. Roland

    12/08/2011 22:23:54

    TJ - vc tem razão. Um ano se foi e o Mano ainda não disse a que veio. Mil experiencias que até agora não resultaram em muita coisa positiva.E toda hora aparece jogador novo, completamente desconhecido no Brasil. Ainda bem que agora arrumaram uns amistosos fajutos para o pessoal poder treinar melhor. Para ficar só no ultimo jogo com a Alemanha: o Mano deu 2 mancadas feias no final do jogo quando fez substituições. Tirou o Lucio (zagueiro) e colocou o Renato Augusto (que nunca foi zagueiro), enquanto tinha no banco o unico zagueiro reserva da seleção - o Dédé. Depois colocou o seu preferido Fred (que dizia que não tinha cosições psicológicas de jogar no Flu e obviamente não teria na seleção). Assim não dá.Agora de repente estão falando no Ronaldinho porque ele está num momento bom. Provavelmente o Mano está sendo pressionado pelos flamenguistas da CBF e da Globo para reconvocar seu conterraneo. Acho que o tempo do RG ja passou e de qualquer maneira em 14 ele ja terá passado da idade.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso