Blog do Téo José

Ferrari precisa de muito mais

Téo José

FernandoAlonsoAus14.2Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, disse ontem que não mudará sua dupla de pilotos para 2015. Fiquei surpreso, porque não esperava a continuidade do Kimi Räikkönen. Não faz uma boa temporada na sua volta e me parece muito desinteressado. Sempre teve um estilo diferente, na dele, mas agora acho que falta motivação, maior comprometimento, até mesmo com a própria carreira.

Fernando Alonso não anda satisfeito, é um nome sempre cogitado em outras equipes. Ultimamente no campo de especulações, se falou em McLaren, que terá motor Honda e mais um bocado de grana dos japoneses. Só que ele sabe da estrutura da Ferrari e do que pode faturar na sua atual equipe.

Eu mudaria. Colocaria alguém mais jovem, com uma certa bagagem, no lugar do finlandês. Dentro desta característica o nome seria Valtteri Bottas. Um finlandês por outro. Este vem mostrando muita velocidade, personalidade e capacidade de aguentar pressão. Boa sombra para Alonso e ótima aposta de um futuro próximo.

Sempre que se fala em jovem na Ferrari pensa-se em Jules Bianchi, hoje na Marussia, com motor Ferrari e com ligações de anos com o time italiano, inclusive já foi piloto de testes. Parece ter futuro, mas seria uma aposta mais arriscada. Para uma escuderia, com a força e potencial financeiro da Ferrari, em jejum de um ano de vitória e ultimamente fracassando em seus objetivos, não se pode fazer aposta tão arriscada.

Além de piloto a Ferrari precisa de mudança radicais em sua parte técnica. Sem carro não tem mágica. Aos poucos estão mexendo, só acho que a característica da atual direção é de conservadorismo e isto não tem funcionado, tá na hora de partir forte para o ataque. Neste lado precisa-se arriscar mais. Passou a ser mais que uma necessidade.