Blog do Téo José

Volta perfeita de Massa. Olho na estratégia agora

Téo José

Massa

Por Rogério Elias

Não há reparo para o treino de classificação de Felipe Massa, nesse sábado, para o GP da Áustria. O piloto da Williams encaixou uma volta perfeita na tomada de tempos no circuito de Spielberg e retornará a liderar um grid na categoria após quase seis anos. A última vez foi em 2008 no Brasil. Massa registrou 1min08s759 e colocou 0s087 para o segundo colocado – Valtteri Bottas – e exatos 0s185 para o alemão Nico Rosberg (Mercedes), o 3º colocado.

A chance de Felipe conseguir o melhor resultado do ano para ele e para a Williams aumentou bastante. O carro da escuderia britânica se adaptou muito bem ao circuito austríaco. O conjunto chassi/aerodinâmica/pneus está conseguindo a melhor performance em relação aos rivais. Até agora, os carros de Massa e Bottas foram os que tiraram melhor proveito dos compostos de borracha.

A possibilidade é boa. Mas a concentração terá que ser ótima na corrida. Tanto Massa quanto a Williams terão que elaborar e cumprir uma estratégia sem erros nesse domingo para tentar desafiar a Mercedes. Rosberg tem um carro bem equilibrado e, sobretudo na largada, vai partir para cima. Lewis Hamilton, mesmo largando mais atrás, por conta de um erro da volta lançada, não pode ser descartado. Lewis alinha na nona colocação.

O circuito da Áustria oferece pontos de ultrapassagem e a corrida será bem interessante.

PS:. A Red Bull, correndo em casa, passou certa vergonha neste treino qualificatório. Sebastian Vettel ficou na 13ª colocação. Daniel Ricciardo ainda salvou o dia com uma 5ª posição no grid.

Leia o site Amigos da Velocidade

Rogério Elias, editor do site Amigos da Velocidade, escreve neste espaço como convidado do narrador Téo José que se dedica quase integralmente à Copa do Mundo nas próximas semanas.