Blog do Téo José

F1: a pista que quase ninguém conhece

Téo José

Red Bull

Por Rogério Elias

O GP da Áustria retorna ao calendário da F1 depois de onze anos. A Red Bull comprou a antiga pista A1 Ring, em Spielberg, renovou, modernizou e convenceu Bernie Ecclestone a reintroduzir a corrida na programação. A última prova por lá aconteceu em 2003, com vitória de Michael Schumacher pela Ferrari. Um ano antes, em 2002, a fatídica corrida em que Rubens Barrichello foi obrigado a ceder a primeira colocação para o heptacampeão do mundo.

Apenas quatro pilotos atuais já correram na pista austríaca: Jenson Button, Felipe Massa, Kimi Räikkönen e Fernando Alonso. Os demais, obviamente, não tem experiência prévia. Incluindo, claro, os dois pilotos da Mercedes (Nico Rosberg e Lewis Hamilton) que efetivamente brigam pelo título em 2014.

Aliás a briga pela vitória na Áustria deverá ficar restrita mais uma vez a Rosberg e Hamilton – salvo algum problema como aconteceu no Canadá. A equipe Red Bull, de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel, mesmo correndo literalmente no quintal de casa, dificilmente fará frente a Mercedes e terá que  lutar apenas pelo pódio.

A previsão do tempo indica chances de chuva na sexta-feira, dia de treinos livres, com temperatura entre os 9ºC e os 21ºC. No sábado, o sol aparece entre nuvens e a possibilidade de chuva diminui bastante (9ºC a 22ºC). O domingo será um dia ensolarado com temperatura entre os 11ºC e 25ºC.

Programação:

Sexta, 20
05h00 – 06h30: Treino Livre 1
09h00 – 10h30: Treino Livre 2

Sábado, 21
06h00 – 07h00: Treino Livre 3
09h00: Classificação

Domingo, 22
09h00: Largada (71 voltas)

Rogério Elias, editor do site Amigos da Velocidade, escreve neste espaço como convidado do narrador Téo José que dedica-se quase integralmente a Copa do Mundo nas próximas semanas.