Blog do Téo José

Lisboa tomada pela final da Liga

Téo José

liga

Estou em Portugal. Desembarquei. E, em menos de 24 horas na capital Lisboa, deu para sentir que por aqui só se respira a Final da Liga dos Campeões entre Real e Atlético de Madri – neste sábado 15h40, horário Brasília – com transmissão da Band. E se respira também Copa do Mundo.

Ontem vi, pelo menos, vinte minutos de reportagens sobre a Copa no Brasil. Eu falo de reportagens espontâneas e não coisa paga. Uma, de cerca de cinco minutos, mostrava a cidade de Campinas, interior de São Paulo, local da preparação de Portugal e o receio da dengue.

Outra, de quase uns oito minutos, mostrou imagens de todas a sedes e o foco principal foi a inauguração da Arena Corinthians. A TV local acompanhou o torcedor desde o embarque no metrô até a chegada no estádio. Belas imagens. Uma outra, era apenas sobre Manaus, e falando bem.

Isto também é o legado da Copa. O mundo deve estar mostrando o Brasil. Se estivéssemos preparados de melhor forma, falando coisas melhores. Como levamos como uma onda no mar, nem tudo é positivo. No saldo geral do que vi aqui, são mais coisas boas.

Minha dúvida é de como vai ser depois da Copa. Por mais que seja a favor do evento e otimista, não posso fechar os olhos para muita coisa deixada de lado.

Decisão – Sobre a Liga dos Campeões, me enche os olhos o que vejo. O estádio da Luz, do Benfica, belíssimo e todo preparado para a decisão. Aqui tudo está pronto. Não tem improviso. Todos ingressos vendidos. Os cambistas estão pedindo até 21 mil reais por lugares médios e, o pior, é que têm encontrado mercado. A organização é impressionante, como deve ser em todos os grandes eventos esportivos. A Liga mostra porque pode, de uma certa forma, ser comparada com uma Eurocopa e Copa do Mundo.

Lisboa está vivendo dias de festas, já que domingo também começa o Rock in Rio e a cidade está preparada. Serão mais de 40 mil espanhóis chegando hoje (6ª) e nem todos vão assistir dentro do estádio. Não importa. O que vale é a paixão e festa. Como deve ser o futebol.

Hoje vou tirar a manhã, ao lado do Neto, para visitar Fátima e reforçar a proteção e Fé. Amanhã, às 14h45, estaremos no ar na Band. Minha visão é de favoritismo para o Real.