Blog do Téo José

Vila Nova: estão matando o Tigrão

Téo José

Vila

Hoje peço licença para boa parte dos que frequentam este espaço, mas vou falar das coisas da minha terra. Todos sabem [ou quase todos] que sou torcedor do Goiás. E muito. Nunca escondi, como também não escondo minha imparcialidade profissional. Como dizem por ai: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Só que neste domingo, apesar de ser o maior rival e sempre será, fiquei triste com a queda do Vila Nova. O segundo time mais tradicional do Centro Oeste, da segunda maior torcida, vai disputar em 2015 a serie B do Campeonato Goiano.

O Vila tem uma torcida vibrante e em muitas situações até mais do que a do Goiás, mesmo sem frequentar uma final do campeonato regional desde 2005. Até o ano passado, quando a equipe subiu da C para a B no nacional, a torcida era um décimo segundo jogador mesmo. Levou o time nas costas. O Vila vive um jejum em Goiás de nove anos e tem em sua história 15 títulos conquistados, o segundo maior vencedor – atrás apenas do Goiás.

A queda vinha sendo anunciada nos último tempos, quando diretorias incompetentes assumiram a equipe. A atual apenas selou o que se temia. Também padecendo do mesmo mal: incompetência. O pior, alguns diretores ainda respiram a soberba. A crise financeira é profunda. E já tem tempo. Sabemos que é difícil para quem não frequenta a série A, e nem tem envolvimentos políticos na região, se manter competitivo. Só que no caso do Vila, com uma torcida fanática, é uma missão menos espinhosa. Coisa que as ultimas diretorias, fracas  não souberam aproveitar.

A situação era de  certa forma tão  esperada que o torcedor não está revoltado. Aceitou a queda, mas está muito triste.Se escondendo de tamanho vexame. Mesmo na B nacional neste ano, se não forem tomadas decisões radicais e não chegarem pessoas que queiram trabalhar e saibam da grandeza do Vila, sem soberba, pode ser a continuidade do fim. O Vila e seus torcedores não merecem esta situação.

Não só o clube e seus seguidores perderam. Com o Vila na segunda divisão do Goianão, perdem todos. Inclusive seu maior rival, o Goiás. O Tigrão está muito doente e um tratamento radical precisa ser iniciado e já. Só que os “médicos” atuais precisam ficar bem longe, porque eles estão matando o Tigrão.