Blog do Téo José

A hora da verdade na Indy

Téo José

Hoje começam os treinos no oval de Fontana. Amanhã na Califórnia, teremos a ultima e decisiva prova da Fórmula Indy. Com as trocas dos motores, e consequentemente perda de dez posições no grid, já que não tinham o limite mínimo de utilização, sabemos que Hélio Castroneves e Scott Dixon não poderão largar na pole position, ficando longe do ponto extra. Agora estão em jogo para eles 53 pontos.

Sem analisar os três pontos dados pela liderança de voltas, dois para quem andar mais tempo na frente e um para aquele que ficar pelo menos uma volta como líder, Dixon, atual líder, com 25 de vantagem, precisa de apenas um oitavo lugar para ser o campeão. Ou seja, é o grande favorito. Anda sempre bem em ovais e tem a estrutura da Chip Ganassi, a maior vencedora da categoria nos últimos tempos. Vive um momento de crescimento.

Hélio sabe que vai ter um carro competitivo, dominou os últimos testes por lá. Colocaria entre os três maiores favoritos a vitória, o que em uma temporada de tanto equilíbrio da Indy já é muita coisa. A complicação é o adversário. Se não tiver problemas termina entre os oito. O lado positivo para o brasileiro é sua postura, em momento algum está se colocando com inferior e vê a possibilidade do titulo bem real. É assim, com a cabeça forte, que se começa a construir um grande resultado.

Como disse, Scott Dixon é o grande favorito, mas o GP de Fontana tem sintoma de uma corrida bem interessante e recheada de emoção por este duelo. Estaremos juntos na Band, neste sábado a partir das 21h20, com a transmissão ao vivo, os comentários serão do Felipe Giaffone e reportagens do Antonio Petrin, este último está no local.