Blog do Téo José

As opções do Massa

Téo José

Felipe Massa tem sete corridas pela frente até o fim da temporada e de seu ciclo na Ferrari. Neste momento, este não é o ponto mais importante. Ele busca uma equipe para o ano que vem. Tem conversado com muita gente. As visitas incluem: McLaren, Lotus, Sauber e Williams. Pelo que andou falando, não entendo o porque das duas últimas – já que afirma querer apenas um carro competitivo. Fora disto, prefere mudar de categoria.

Na McLaren acho bem complicado. A equipe precisa de combustível financeiro. Jenson Button já está certo e Sergio Pèrez, mesmo ainda sendo contestado por lá, não foi totalmente avaliado e leva muita grana.

Hoje a BBC disse que a McLaren tem interesse em Fernando Alonso. O objetivo seria ter o espanhol em 2014, para o lugar do Pèrez. Caso a movimentação aconteça, isto não muda nada o panorama para o Felipe. Ele perde apenas uma possibilidade pequena. Particularmente, vejo Alonso na Ferrari em 2014.

Na Lotus, cheia de dividas, inclusive andou atrasando recebimentos do Kimi Räikkönen, a assinatura de contrato para Felipe Massa esbarra no mesmo fator financeiro. O que também vai rolar caso converse mais serio com Sauber e Williams.

Vejo como maior possibilidade, a Lotus. O que pode ser uma boa para, quem sabe, um recomeço. A falta de grana esbarra no desenvolvimento técnico em um ano cheio de novidades. A velocidade pode ser menor do que vemos agora.

Mas quem sabe um ano por lá, de espera, possa ser interessante para opções melhores no futuro. O trunfo do Massa é o desejo de Jean Todt, Presidente da FIA, que tem dado uma força, por questão familiar. O filho dele é empresário de Massa. Mas isto ainda é pouco. O mais importante é a possibilidade de ajudar no orçamento.

Felipe andou falando que se não tiver um carro, pode ir para DTM. Sim, é uma possibilidade. Mas agora acho que está forçando uma barra. Apenas uma ameaça. Ele sabe que é muito importante por aqui. Principalmente no projeto televisão.