Blog do Téo José

Sem chuva, pode ter passeio da Red Bull

Téo José

Hoje vou dividir nosso espaço em dois assuntos. O primeiro, o dia de treinos no GP da Bélgica da Fórmula 1. O segundo, o destino de Kimi Raikkonen.

No circuito de Spa, o que vimos hoje foi um total domínio da Red Bull, com Sebastian Vettel em primeiro e menos de um décimo atrás Mark Webber. Quase um segundo depois apareceu Romain Grosjean, da Lotus. Felipe Massa foi o quarto. Na primeira sessão, com boa parte do tempo com a pista úmida, Fernando Alonso tinha sido o mais rápido. Este circuito não é dos preferidos do espanhol, que nunca venceu lá com a F-1. Massa tem uma boa chance de andar na frente do seu companheiro e precisa.

Tá certo que a sexta-feira nem sempre é o termômetro para corrida, mas quase sempre deixa uma tendência e hoje diria que é maior. Colocar mais de oito décimos na segunda equipe e bem significante. Existe a possibilidade de chuva no domingo, sem ela a Red Bull pode dar um passeio pelo longo e belo circuito. A superioridade e a forma como virava rápido quando queria, me deixou a clara impressão de que vai ser muito complicado Lotus, Mercedes e Ferrari encontrarem o caminho para um acerto que vire o jogo. O carro da Red Bull é superior.

A preocupação foi um pneu furado do Vettel nos minutos finais do treino. Em Spa temos compostos médios e duros. A pista é exigente, não só por ser longa demais, mas também pelas curvas de alta velocidade. As zebras ainda têm características dos antigos circuitos, são baixas e feitas para serem utilizadas como pista, não exigem tanto. O problema é o esforço com velocidades elevadas e temperaturas lá em cima. Ficou um alerta para prova.

Confira os dez primeiros em Spa-Francorchamps:
1.Sebastian Vettel – Red Bull, 1min49s331 – 22 voltas
2.Mark Webber – Red Bull, 1min49s390 – 34
3.Romain Grosjean – Lotus, 1min50s149 – 34
4.Felipe Massa – Ferrari, 1min50s164 – 27
5.Jean-Eric Vergne – Toro Rosso, 1min50s253 – 28
6.Kimi Raikkonen – Lotus, 1min50s318 – 33
7.Fernando Alonso – Ferrari, 1min50s510 – 21
8.Sergio Perez – McLaren, 1min50s536 – 27
9.Nico Rosberg – Mercedes, 1min50s601 – 33
10.Paul Di Resta – Force India, 1min50s611 – 27

O segundo assunto é a casa de Kimi Räikkönen em 2014. Muita coisa foi dita ontem e hoje na Bélgica. Tem gente despistando e gente com jogo pesado. Ainda acho que vai desembarcar na Ferrari. Internamente alguns já têm duvidas de que Alonso seria o líder para levar o time ao titulo, por isso a chegada de um outro piloto muito forte poderia ser a solução, caso as desconfianças se confirmem. Massa tem bom relacionamento interno, mas faltam resultados. No Lado da Red Bull os diretores de maior peso querem um piloto mais jovem. Daniel Ricciardo está na frente. Como disse outro dia, até o fim do mês que vem teremos estas respostas.