Blog do Téo José

Bota: um Líder que precisa crescer

Téo José

O Botafogo terminou mais uma rodada do Campeonato Brasileiro na liderança, mas ainda é um time que oscila em algumas partidas. Ontem, na vitória contra a Portuguesa repetiu o enredo. No primeiro tempo Jefferson, novamente em sua melhor fase, foi o responsável pela equipe não terminar atrás. Além do mais, vimos um time muito nervoso. Tá certo que a atuação do arbitro Alício Pena Júnior foi confusa, principalmente na parte inicial, mas isto vai se passar em muitas partidas. Não temos uma arbitragem com padrão no Brasil. Seedorf é um craque, líder, segundo treinador dentro de campo, merece todos os elogios, faz bem para os companheiros, mas não pode se exceder como fez ontem, principalmente com o garoto bom de bola, Gilberto. Me parece o caso do ministro Barbosa, tem inúmeras qualidades, mas isto não lhe dá o direito de excessos.

Botafogo e Cruzeiro são os times que mostram o melhor futebol até agora, não por acaso estão em cima da tabela. Só que para o Botafogo chegar em dezembro ainda na ponta, precisa ser mais consistente e com menos oscilações. Alguns dados do jogo de ontem mostram isto. A Portuguesa, na zona de rebaixamento e com 13 jogadores como desfalques na partida, tanto que o lateral Luís Ricardo jogou na frente, como um atacante, fez menos faltas, teve quatro vezes mais o número de escanteios, finalizou mais do que o dobro, cruzou e lançou mais e ainda teve mais acertos nos passes. Sim, o que vale é o resultado, mas estes fundamentos são prova que o líder teve um jogo parelho com um dos últimos colocados e recheado de desfalques.

O Botafogo é um time que pode e deve render bem mais, tem potencial para isto e o momento do crescimento é agora. Sendo mais consistente e com menos oscilação é o time a ser batido, mesmo com um banco de reservas inferior ao do Cruzeiro. Fico feliz também em ver a garotada com espaço. No time atual Gilberto, Dória, Gabriel e Vitinho vieram da base. Principalmente Dória e Vitinho estão fazendo a diferença e olhos bem abertos para o Gilberto. Marca muito e não tem medo de tentar chegar ao fundo. Dá mostras de ser aquele velho lateral do futebol brasileiro, tão escasso nos dias de hoje.