Blog do Téo José

Jules Bianchi é a maior ameaça para Massa

Téo José

Na semana passada li, como sempre faço, a coluna do Celso Itiberê no jornal O Globo e fiquei com um parágrafo na cabeça. Nele o jornalista colocava Jules Bianchi como uma das possibilidades para substituir Felipe Massa na Ferrari, mas em 2015. Com o brasileiro conseguindo mais uma ano de contrato no time italiano. Vou um pouco mais longe, o francês hoje é a única ameaça. Não tem outro nome na cabeça de quem manda por lá.

Vejo a tese do Celso como correta. Ele seria preparado mais um ano na Marussia, onde corre atualmente e dentro das possibilidades vem fazendo um bom papel. No ano que vem a equipe terá motores Ferrari, assim o garoto vai ser observado mais de perto e já estará mais familiarizado com o equipamento. Jules tem em seu currículo títulos na F-3 Europeia, Renault Francesa e foi vice na World Series. É uma aposta com bom potencial. Já foi piloto de testes da Force India e está na chamada academia de pilotos da Ferrari ou seja, já tem ligação com o time.

A Ferrari já fez uma preparação com Felipe massa na época da Sauber. Como Bianchi ainda é muito verde, a equipe poderia ficar com Felipe mais uma temporada, sempre no seu papel de segundo piloto e escudeiro do Alonso e fazer a troca em 2015, já pensando no futuro, no momento da parada do Fernando Alonso, que tem tudo para encerar a carreira por lá.

Mesmo com esta possibilidade de renovar por mais um ano, não vejo que o melhor para o Massa é ficar por lá. Se encontrar um lugar em outro time competitivo, seria melhor sair. Buscar nova vida, com outra motivação. Duro vai ser encontrar time competitivo e não precisar levar dinheiro. Ele já foi mais valorizado na Fórmula 1.