Blog do Téo José

Chuva atrapalha, Mercedes aparece e Massa bate de novo

Téo José

A Mercedes dominou o treino que a F1 conseguiu fazer nesta sexta-feira em Silverstone. A primeira sessão de trabalho, na preparação para o GP da Grã-Bretanha, teve muita chuva. Só onze carros foram para pista e não serviu de absolutamente nada para pilotos e equipes. No segundo treino livre, com o tempo mais firme e pista mais seca, Nico Rosberg foi o mais veloz com o tempo de 1min32s248.

Logo atrás, em segundo e terceiro lugares na tabela de tempos, ficaram os dois pilotos da Red Bull – Mark Webber e Sebastian Vettel respectivamente. Fernando Alonso, na teoria com uma Ferrari cheia de novidades, pelo que se leu na imprensa, ficou na décima posição final.

Sempre é muito difícil avaliar a sexta-feira de treinos livres. Essa não é diferente. Acredito, porém, que a Mercedes deve continuar dominando em uma volta lançada. Mas aposto que na corrida a vantagem será da Red Bull. São, neste momento, os grandes favoritos à vitória. A Mercedes segue consumindo muito pneu. A RBR já tem um carro mais equilibrado em todas as áreas.

Massa – O brasileiro Felipe Massa bateu forte na segunda sessão e ficou sem carro para treinar. Ele já não tinha aproveitado quase nada do 1º treino por causa da chuva intensa. Ficou a pé no segundo. Resultado: ficou sem dados sobre pneus e sobre a pista para trabalhar no acerto do carro. Vai precisar concentrar tudo no 3º treino livre deste sábado. Prejuízo total para Felipe nesse sentido.

O detalhe é que esta é a quarta batida de Massa nos últimos três GPs. Foram duas pancadas em Mônaco, uma no Canadá e essa agora. A luz amarela começa a querer piscar em Maranello.

Sobre a Copa das Confederações, estou fazendo mais uma viagem. Deixo a linda Fortaleza e sigo para Salvador. Ontem vi mais um momento histórico do futebol com a classificação da Espanha, em jogo duríssimo com a Itália. Domingo o Brasil é favorito. A Espanha teve um desgaste enorme, jogando mais de 120 minutos com 30 graus de temperatura e isto vai pesar no Maracanã.

Veja a cobertura dos treinos no Amigos da Velocidade