Blog do Téo José

Na Rota da Copa: um estádio inacabado

Téo José

Nosso primeiro na Rota da Copa. Ontem estive conhecendo a Arena Pernambuco. Um belo estádio, um dos mais lindos do mundo. As obras tiveram inicio em agosto de 2011 e ainda estão longe de acabar. Como disse um funcionário, pra lá de ocupado, é um “grande estádio para Copa do Mundo”.

Internamente muita coisa ainda precisa ser feita e, na parte externa, nem se fala. Não acredito que as coisas fiquem prontas para domingo. Vão dar uma maquiada.

O estádio, que vai ficar para o Náutico, fica distante 20 quilômetros de Recife – no município de São Lourenço da Mata. A ideia é fazer em torno dele uma mini-cidade. O papel aceita tudo. Vamos ver agora a prática. Por enquanto, pouca coisa foi feita. O torcedor vai sofrer para chegar ao local.

Existe apenas uma forma de acesso, pela rodovia 101. Uma BR muito mal conservada. Aliás, como disse, um mês atrás, a cidade de Recife e a Grande Recife precisam de mais carinho. Está suja, escura, com ruas esburacadas. Quem mora aqui reclama muito de falta de segurança.

Nada foi feito para Copa. Isto é a coisa mais triste. A Copa é um grande evento que poderia trazer, para as cidades que sediarão os jogos, melhorias. Por aqui estão passando longe.

Recife vai sediar três jogos: Espanha X Uruguai, no domingo. Depois, Japão X Itália e Uruguai X Taiti.

Hoje estaremos ao vivo, lá da Arena, mas na parte de fora, dentro não podemos, por causa das obras, no Jogo Aberto e Donos da Bola, na Band. Pelo menos, a sexta-feira amanheceu sem chuva – o que vai ajudar um pouquinho as centenas de funcionários que tentam minimizar os problemas no estádio.