Blog do Téo José

Uma da Indy e outra da F1

Téo José

Hélio Castroneves e a equipe Penske foram punidos. Na vistoria técnica, após a vitória no Texas, os comissários detectaram medidas irregulares no posicionamento do fundo do carro [o chamado assoalho] na parte traseira.

O piloto foi multado em cerca de 70 mil reais e a equipe perdeu 15 pontos. Apenas a equipe, no campeonato entre os times. Hélio continuou com a vitória e os pontos. Isto é normal na Fórmula Indy, uma filosofia.

Punição em grana e para equipe. Raramente mudam o resultado da prova. O piloto, ontem à noite, pelo Twitter, disse que ficou bem surpreso com esta punição.

A Indy volta a pista neste sábado, para o GP de Milwaukee, mais um circuito oval. Uma pista bem diferente da maioria. A mais antiga do mundo, construída em 1903, e com pouca inclinação nos seus 1.609 metros. As ultrapassagens são sempre mais complicadas e, por isso, é importante largar bem.

Também é uma prova que sempre tem muitos toques. Fica no estado de Wisconsin, região agropecuária e também de fabricantes de cerveja. A pista é bem antiga, mas a região bastante agradável.

A corrida será de tarde, no horário de Brasília. A Band mostra os melhores momentos às 21h20 – com Ulisses Costa e Felipe Giaffone. Já estarei na Copa das Confederações.

Na Fórmula 1, Sebastian Vettel renovou seu contrato coma Red Bull até o fim de 2015. Confesso que fiquei surpreso com a assinatura agora. Mas ele está certo. A McLaren entrou em uma crise técnica e também não anda com muito combustível financeiro.

A Ferrari, com Fernando Alonso lá, não é um bom lugar e a Mercedes sempre levanta a possibilidade de tirar o pé com os investimentos. Desta forma é melhor ficar em uma casa conhecida e muito veloz. As corridas atuais mostram isto. Vai sobrar a segunda vaga na equipe, mas deve ser ocupada por um piloto mais jovem.