Blog do Téo José

O velho Massa

Téo José

Felipe Massa começou a temporada mais perto do Fernando Alonso, principalmente nos treinos. Depois, foi ficando. Agora está no mesmo papel do ano passado. Bem atrás. Neste tempo todo fiquei apenas observando. Vi muita gente dizer que o jogo tinha virado.

Ele tem um pódio, com um 3º lugar, e seu companheiro de equipe tem duas vitórias. Estamos há 5 cinco anos ser ver uma vitória dele. A última foi no GP do Brasil de 2008. Mesma corrida para sua última pole. Para um piloto da Ferrari é um dado muito negativo.

Sempre afirmei que o papel dele na Ferrari é de segundo piloto, mas corre o risco de, mesmo com esta posição cômoda, perder sua vaga. O time trabalha mais para Fernando Alonso, pela capacidade que tem e pelo que conquistou dentro e fora da pista.

Só que quando ele não puder vencer, quando vacilar, é importante o companheiro se aproveitar. Nos últimos anos, isto não tem acontecido. Felipe é um segundo muito distante e me dá a impressão de aceitar esta situação. De ter jogado a toalha.

A vida dele na Fórmula 1 não é nada fácil. Se perder a vaga na Ferrari, pode ter dificuldades de encontrar um lugar competitivo. Fora umas três equipes [ou quatro] atuais, nas outras pode ser preciso levar combustível financeiro.

Se Felipe Massa ainda quer alguma coisa na Fórmula 1 tem que agir agora. Aliás, já passou da hora. E faz tempo.