Blog do Téo José

O sacode no futebol do eixo Rio/São Paulo

Téo José

Nos últimos nove anos, o campeão do Brasileirão foi um time do eixo Rio-São Paulo. Só o Cruzeiro, em 2003, se infiltrou no meio das equipes paulistas e cariocas – quando venceu o primeiro campeonato de pontos corridos.

Só que na quarta rodada da competição atual, sete equipes dos dois estados entraram em campo e foram seis derrotas. Apenas uma vitória, com o Vasco – que vive dias de um futebol pouco convincente. Os últimos três campeões perderam. A ponta da tabela agora está com o Coritiba.

Olhando a Libertadores, o único representante brasileiro é o Atlético-MG. Apesar do poderio financeiro e de mais exposição, as coisas não estão tão tranquilas para equipes paulistas e cariocas.

Diria que Santos e Flamengo precisam abrir os olhos. Com os times que têm e a bolinha que estão jogando são, sim, candidatos ao bocão do rebaixamento em 2013.

O Fluminense ainda não jogou este ano. Não vi nenhuma partida de encher os olhos e com o elenco que tem, diria que se trata de uma grande decepção. Foi derrotado nas duas competições que disputou.

O Corinthians segue a saga do ano seguinte as conquistas. Desde a época do São Paulo ganhador que não temos no Brasil uma equipe com dois anos seguidos de sucesso.

Por aqui há um relaxamento, errado, mas que se tornou natural. O São Paulo tem um bom elenco. Mas nem no tranco anda pegando. Não acho que o problema seja treinador. Talvez algumas más influências no grupo.

Já o Botafogo é normal ter um tropeço, mas o time é bom e Oswaldo de Oliveira tem tido mais acertos do que erros.

O Campeonato está apenas começando, mas é bacana ver a cada rodada a ponta do Brasileirão mudar de estado. Estava com saudades disto.