Blog do Téo José

Takuma Sato é “danadinho”

Téo José

Takuma Sato, o Samurai Voador, conseguiu na última prova em Long Beach um feito histórico. Ele ganhou sua primeira corrida e se tornou o primeiro japonês a vencer na Fórmula Indy. O significado é ainda maior porque corre na A. J. Foyt, uma equipe que vinha a mais de dez anos sem vencer – o último triunfo foi com Airton Daré em 2002.

Takuma foi competitivo na abertura em St. Petersburg e Long Beach. Dois circuitos bem parecidos com o traçado da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. No ano passado, ele largou na última fila e chegou em terceiro – subindo ao pódio depois de ganhar 22 posições. É o piloto que mais colocações subiu, em três edições da prova.

Sei das deficiências da A J Foyt, que tem como melhor resultado por aqui, um terceiro lugar do Vitor Meira, na edição inicial em 2010. Mas apenas como palpite e pelos dados acima, vejo o Takuma como uma boa aposta para este domingo. Piloto quando obtém a primeira vitória cresce. Tira o peso das costas. Ganha mais confiança.

Dos brasileiros, Helio Castroneves é sem dúvida quem tem mais chances. Líder do campeonato e com a boa estrutura da Penske, vencedora as três corridas de São Paulo. Além disto, Helio tem estrela.

Tony Kanaan não vai estar 100% com os problemas na mão direita, devido a batida no fim da prova de Long Beach. Ele tem uma luxação e um rompimento parcial de um tendão. Ficou em tratamento, está bem melhor, mas vai correr com analgésicos fortes.

A equipe vai precisar de um pouco de sorte no acerto do carro, que ainda mostrou deficiências nas três etapas anteriores.

Bia Figueiredo corre para terminar entre os dez. Fazer apenas parte da temporada é bem complicado.

E Will Power? O vencedor das três etapas realizadas no Anhembi, tem a mão da pista e sabe como acertar seu carro para vencer de novo, mas as estatísticas jogam contra.

No automobilismo em geral e, principalmente na Indy e na F1, dificilmente um piloto vence quatro edições de uma mesma corrida de forma consecutiva.

Na Indy, não me lembro de quem tem este feito. Por isso, acho que vamos ver outro vencedor. Sei que estatísticas existem também para serem quebradas, mas acho que não vai ser neste fim de semana.