Blog do Téo José

Semifinais da Liga dos Campeões: vai começar o espetáculo

Téo José

Amanhã, na Arena Allianz, em Munique, começam as semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Bayern recebe o Barcelona. E no dia seguinte, no Signal Iduna Park, o Borussia Dortmund pega o Real Madrid. Na verdade vão estar em capo as bases das duas melhores seleções da atualidade: Alemanha e Espanha.

Só que é muito mais do que isto. Nestes confrontos teremos 112 jogadores inscritos representando 23 países. São 39 espanhóis, 38 alemães, 12 brasileiros, quatro argentinos, quatro franceses, três portugueses, três croatas, três poloneses e dois australianos.

Com um representante apenas temos o Chile, México, Peru, Camarões, Bélgica, Suíça, Holanda, Ucrânia, Áustria, Gana, Dinamarca, Turquia e Sérvia. Poderíamos dizer que uma seleção do mundo, ou mesmo duas, estarão se apresentando.

Doze da relação dos 23 melhores do mundo, na eleição da FIFA, vão se enfrentar. Entre eles, os quatro primeiros no resultado final: Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta e Xavi.

O futebol alemão vive um grande momento, os times estão fortes economicamente, estádios lotados e a nova geração vai chegar ao Brasil com objetivo de titulo na Copa do Mundo e tem todos os requisitos para isto.

Só que desde a conquista do Bayern na Liga, em 2001, não sabe o que é ter uma equipe como a melhor da Europa. Tá certo que tem batido na trave, mas ainda não levantou o troféu nestes últimos 12 anos.

Palpites – Vejo que o momento para quebra deste jejum está próximo. Nem a Mãe Diná acertaria com segurança o vencedor. A maioria aponta o Barcelona e tem bons motivos para isto.

Como palpite vou para o outro lado. Sou Fã da forma de jogar do Bayern. Vejo esta quase base da seleção germânica com um futuro maravilhoso e, por isso [repito: como palpite], aponto o Bayern como favorito.

Como curiosidade, estarão se enfrentando o ex-time do Pep Guardiola e o futuro time do técnico. O triunfo seria um prêmio para o atual Jupp Heynckes, que tem feito um trabalho maravilhoso. Seria interessante o técnico campeão, não por sua vontade, ser substituído.

Do outro lado fico com o Real. Não joga tão bonito como Bayern e Barcelona, mas tem um futebol eficaz e o Cristiano pode sim desequilibrar. Tem tudo para ser o artilheiro da Liga e quem sabe bater a marca do Messi de 14 gols – feitos na edição passada. Hoje, ele tem 11.

O jogo na Band vai ser Bayern e Barcelona, nesta terça. A bola rola 15h45. Mas estaremos no ar desde às 15h00 com um programa especial.