Blog do Téo José

Vasco: um clube que desce a ladeira

Téo José

O Vasco está a cada rodada caindo mais na tabela do Campeonato Brasileiro. Depois de passar a maior parte do tempo entre os quatro primeiros colocados, com vaga na Libertadores. Agora viu o São Paulo o ultrapassar e, depois, ficar ainda mais para trás. O que se passa em campo é um reflexo da parte de fora. Desde do começo do ano, as coisas não andam bem por lá. Nunca fui fã da administração do Roberto Dinamite – que chegou ao clube com a imagem muito mais de um ídolo e não da pessoa responsável por uma mudança geral. Como diria o Bóris Casoy: com a missão de passar o Vasco a limpo.

Não nego que teve conquistas importantes como voltar a série A, Copa do Brasil e mesmo na formação de um time do qual o torcedor teve orgulho. Só que depois da saída de Rodrigo Caetano, o homem do futebol, que resolveu ir para o Fluminense, insatisfeito com atitudes da diretoria, a coisa desandou.

Outros também abandonaram São Januário. A situação financeira piorou e o que vejo hoje é uma administração longe da que o clube precisa. O Vasco não tem um planejamento, as pequenas crises aparecem a cada semana como a falta de pagamento da conta de água e notícias de salários atrasados. Agora adicionamos os resultados ruins dentro de campo. A tendência é que as dificuldades e atitudes erradas apareçam mais.

Já disse aqui neste espaço que a troca do Cristovão Borges foi um grande erro. Ele fazia parte daquele antigo trabalho do Caetano – como auxiliar do Ricardo Gomes. Tinha a mesma filosofia. Passou por algumas dificuldades com certas estrelas, mas era importante para o clube. Conhecia muito bem o terreno. Roberto resolveu trocar por uma aposta: Marcelo Oliveira. E no fundo esta foi a única atitude. Jogadores se foram e as reposições vieram bem tímidas.

Faltando seis jogos para o fim da temporada, está em quinto na tabela, cinco pontos atrás do São Paulo [o quarto]. Ontem perdeu para o Inter. Um resultado até normal. Mas quatro derrotas consecutivas não é um resultado comum. Principalmente para quem tem por objetivo a Libertadores, o que no fundo é muito pouco. Equipes como o Vasco têm sempre de pensar em título. Só que antes disso, precisa de planejamento e diretoria com competência.

  1. cleber

    26/10/2012 16:51:09

    O Dinamite esta no Vasco pensando unica e exclusivamente no que é melhor pra sua familia e seus amigos. A logistica do Vasco esta a cargo de seu genro (carinhosamente chamada de Genrotur), franquias da loja oficial Gigante da Colina em nome de suas filhas e de vice-presidentes do clube, escritorio de advocacia da filha do vice-juridico contratado por valores absurdos. É lamentavel que justo o maior idolo da historia do clube, que sempre foi amado pelos seus torcedores, esteja manchando sua idolatria com sua "administração". Isso sem contar os contratos com a Penalty e o plano de sócios O Vasco é Meu, que estão lesando ainda mais os cofres vascainos.

  2. Max Garcia

    25/10/2012 17:00:40

    Embora seja corintiano, sempre tive admiração pelo Dinamite e confesso uma certa decepção em relação ao seu desempenho à frente do Vasco.Concordo plenamente que a demissão do Cristóvão foi um erro. Aliás, um ótimo treinador e um caro muito sensato.E também acho que faltou ao Vasco reposição. Manteve-se uma base boa das últimas temporadas, mas faltou pensar de maneira mais generosa na recomposição de peças de qualidade, que seriam necessárias pra um elenco que precisa disputar tantas partidas como o Vasco vem disputando.É uma pena. Mais uma das muitas no futebol brasileiro.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso