Blog do Téo José

Treinadores tirando o peso

Téo José

Neste inicio de semana, depois da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o simbólico primeiro turno, vi muito jogador e treinador dizer que o time tinha como objetivo crescer na tabela. Quem sabe Libertadores, mas não se falou em titulo. Olhando a tabela dá para enxergar que Atlético e Fluminense realmente abriram boa vantagem. E o Galo ainda tem uma partida a menos. Só que faltam 19 rodadas e 57 pontos em jogo. É muita coisa.

Por isso equipes com tradição como Flamengo (17 pontos atrás e 20 partidas pela frente), Botafogo (-15), Cruzeiro (-15), Internacional (-12) e São Paulo (-12) ainda têm totais possibilidades de título. Tirar este foco é tirar o peso. Diminuir responsabilidade e pressão. Além de muitos jogos até dezembro, ainda existem os confrontos diretos.

Talvez este papo de afastar a possibilidade do campeonato venha pela filosofia que estamos vendo na maioria dos jogos: primeiro não perder e, se der, ganhar. No clássico do último domingo, no Engenhão, foi isto que notamos. No Botafogo, que poucas vezes chegou ao gol do Felipe, o técnico Oswaldo de Oliveira resolveu tirar um zagueiro para colocar outro. No Flamengo, Dorival Júnior sacou Luiz Antonio para colocar outro votante e de mais marcação – o Muralha.

Liedson só entrou aos 41 minutos do segundo tempo e foi o responsável pelo lance de maior perigo. Estas duas trocas mostram que os dois ficaram satisfeitos com o empate. Sim, seria um bom resultado para um clássico. O normal. Mas para times que estão na intermediária da tabela foi péssimo.

Antes da bola rolar, antes do campeonato, ninguém apontava o Atlético como o grande favorito. Adquiriu esta condição jogando bola, trabalhando, buscando as vitórias. O que precisa mudar é a postura dos times. Principalmente dos treinadores. Esporte é para participar, mas é bem mais gostoso quando se ganha. Este tem de ser o objetivo de todos. Garanto que teremos jogos bem mais atraentes do que estamos vendo atualmente.

  1. bruno santos lima

    07/09/2012 00:15:35

    time que quer chegar no g4 precisa jogar com corpo e alma acada partida

  2. juvenal de almeida

    30/08/2012 02:12:49

    SE O FELIPÃO NÃO SAIR, O PALMEIRAS VAI CAIR.DESDE QUE O FELIPÃO CHEGOU AO PALMEIRAS NUNCA MAIS FUI AO CAMPO ASSISTIR JOGOS. SÓ VOLTAREI QUANDO ELE SAIR. VEJAM, QUANTOS TORCEDORES NÃO VÃO MAIS AOS JOGOS.

  3. Leandro 2012

    29/08/2012 12:34:40

    O brasileiro precisa aprender a lidar com a pressão, não ter compromisso com a vitória é uma forma fácil de deixar todo mundo mais a vontade, mas concordo que quando se entra em campo tem que se buscar a vitória dando o seu melhor, a graça do futebol está na vitória recheada de gols!

  4. JOTHA SANTOS

    29/08/2012 11:41:29

    CARA ELES NAO FALAM NADA PORQUE SABEM QUE TALVES DEVERAO CEDER SEUS LUGARES PARA OUTRO ESTA DFICIL FICAR EM CLUBES HOJE NO BRASIL

  5. jose stenio

    28/08/2012 19:45:10

    O DORIVAL já tinha mostrado antes, no santos, que sabe como trabalhar com prata da casa. E isso faz novamente no mengo. Claro que o GALO está bem na foto, mas como voce mesmo diz, ainda falta muito para o fim do campeonato. E muita coisa por ocorrer. Para o galo e o fluminense, a sorte é que fora os dois não dá para destar outros times com grande potencial para o titulo. Mas, tudo pode acontecer, só lembrar do mengo em 2009.Os times do Brasil, com algumas excessões, caso do santos, do fluminense, do galo, em especail, só pensam em marcar, marcar, marcar. Marcar é essencial, mas não é o suficiente, tem que buscar o gol.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso