Blog do Téo José

Barrichello precisa e vai crescer na Indy

Téo José

Rubens Barrichello teve um bom final de prova no GP do Alabama, segunda etapa da Fórmula Indy. Largou em 14º, caiu para 20º e nas últimas 23 voltas cresceu bastante terminando em oitavo e bem perto do sétimo colocado. Ainda está longe das pretensões dele e de nossas expectativas, mas já mostrou evolução.
Analisando friamente, ainda está pagando o preço do aprendizado em uma nova categoria. Esta etapa na Indy é mais lenta pela estrutura de sua equipe. A KV era um time pequeno até 2010, cresceu em 2011 com o Tony Kanaan, e agora tenta dar um passo de aproximação para encostar nas maiores, como Penske, Chip Ganassi e Andretti. Só que ainda está distante.
Rubens tem aprendido a lidar com a situação de classificação, onde utiliza os pneus macios apenas no momento em que já valem as voltas rápidas e mesmo de corrida. Na Indy a relação com o engenheiro é fundamental porque durante a prova, nas estratégias de paradas, você depende muito da análise feita por quem está nos boxes.
Barrichello tem um bom engenheiro, mas apenas isto. É um profissional igual há muitos outros na categoria.
A solução para se sentir totalmente à vontade e ter um carro mais rápido e constante nas corridas, como foi nas últimas 23 voltas, andando na mesma balada dos primeiros e em algumas oportunidades até mais rápido. Só trabalho e tempo. Pelas características de Long Beach, próxima etapa, dia 15 deste mês, vejo que ele já pode se classificar melhor e andar o tempo todo mais na frente.
A Classificação deve ser o ponto principal para melhores resultados. Nos treinos livres, ele consegue andar mais rápido. Mas isto não está se refletindo nas classificações. O bom de tudo isto é que o próprio piloto sabe onde pode crescer e acredito que crescerá. E de forma mais rápida.
  1. luiz ramirez

    11/04/2012 04:16:06

    vamos fazer a campanha "indy ao vivo na band"nada contra mas a band é a tv corinthians isso é muito ruim para quem tem expectativas de curtir uma boa corrida de verdade

  2. luciano damasceno

    05/04/2012 23:24:21

    Parabéns Teo pela transmissão do gp de s.pet... fez-me lembrar dos velhos e lendários tempos da Cart, em q Gugelmin, Boesel, André, Moreno, De Ferran, Fittipaldi e vc eram meus ídolos e tínhamos maravilhosas transmissões pelo sbt. A Indy está no rumo certo, só falta uma pequena questão para torná-la grande novamente: nos EUA, um ídolo americano. Talvez Newgarden venha a ocupar este posto - talento não falta pro menino; no Brasil, uma cobertura decente, que atenda os anseios do público, como foi em St Pete - (só faltou o pódium e a classificação do campeonato, nem q fosse em flashes durante o futebol). É de se pensar: mais de 3 pontos pra um produto cuja propaganda é bem mal feita, poderiam se transformar facilmente em 6 a 8 com um pouco mais de dedicação - a um custo muito menor q das transmissões ( e direitos) do falido futebol de início de ano (estaduais).Um abraço!

  3. Joirge

    05/04/2012 19:15:23

    Bem! Pelo visto, ai na band, ñ tem quem faça as devidas correções na tabela da indy. jà se passaram quase uma semana e nada mudou. A página da indy na Bandy ñ traz novidades e chega a ser triste dianbte da espectativa de quem tem interesse na indy.Pensei q agora iríamos assistir às corridas ao vivo.

  4. Luciano

    05/04/2012 17:04:19

    Pessoal eu assistir a corrida inteira por esse link http://www.ilive.to/view/26865/ é o canal da nbc eles transmitem a corrida inteira, foi muinto legal ver o narrador falar rubens barrichello com sotaque em ingles valeu!

  5. Luiz Carlos Moraes

    04/04/2012 20:52:04

    Acorde gente a Band não tá nem aí pros amigos da velocidade,se não ja teria ouvido nosso clamor por transmições razoaveis,e isso não vem de hoje,desde o tempo da IRL foi a mesma novela......é uma pena esse campeonato vai ser fantastico.......e nos brasileiros sem uma transmição digna.

  6. edinomar

    04/04/2012 10:48:09

    Quantos pontos ganha o oitavo colocado pobre Rubinho estão te lesando

  7. Paulo Sérgio

    04/04/2012 01:43:36

    É Eduardo, espero que com a sua reclamação e com as nossas também, a Band, resolva enfim passar os treinos de classificação, como as corridas ao vivo , como a TV Globo!Vamos continuar na torcida e se alguém aqui é do twitter , e seguidor do Barrichello, Kanaan e Helinho, favor se unirem e lançar a campanha : #Indy ao vivo na BAND!Só assim a Indy decolará em audiência no Brasil!Abraços e tamo junto com os brasucas!

  8. Eduardo

    03/04/2012 18:10:35

    Gostaria de parabenizar o Téo José por ter permido a publicação da minha reclamação para a band mostrar os treinos e classificação, em qualquer outro blog vinculado a uma grande emissora, minha mensagem teria sido moderada e excluída.Parabéns pelo ótimo trabalho quem você esta fazendo.Abraços.Edu

  9. Gerson

    03/04/2012 16:16:31

    Teo, Não constumava acompanhar muito a Indy, preferia formula 1, mas nos útlimos tempos com a ida do Barrichello e como a formula 1 atual é mais politica do que esporte me despertou o interesse pela Indy, mas uma coisa que me chamou atenção, é que embora os carros sejam iguais algumas equipes se sobressaem, logicamente há a questão do motor, pelo que foi comentado durante a transmissão a Lotus está um pouco atrás, mas desconsiderando este fator, gostaria de entender porque existe essa diferença, pois não deveria ser somente diferença de acerto? Abs,

  10. Renato Quintanilha

    03/04/2012 15:45:07

    É MEU AMIGO LUIZ ANTONIO EU CONCORDO. SO FALTA A BAND TRANSMITI TUDO AO VIVO, POIS EU TO CANSADO DAS SAFADESAS DA F1.TORÇO MUITO PELO RUBENS

  11. Renato Quintanilha

    03/04/2012 15:37:38

    É MEU AMIGO VC TEM RAZÃO SO FALTA A BAND TRANSMITI TUDO AO VIVO.TO CANSADO DAS SAFADESAS DA F1.TORÇO MUITO PELO RUBENS.E QUERO ACOMPANHAR TODA A TEMPORADA DA INDY.

  12. irineu hiraoka

    03/04/2012 15:27:42

    Boa tarde,Sou fã do Rubinho acho que a bad errou na pontuação do Rubinho na classificação geral.

  13. Izac Souza

    03/04/2012 13:45:47

    Observação GRANDE: A BAND tem que melhorar e dar mais ATENÇÃO a Transmissão da INDY, e aos Pilotos Brasileiros, inclusive transmitir os treinos da INDY (Estamos bem acostumados com a Qualidade da Rede Globo e a Organização do Campeonato da F1). Inclusive Téo, na rapidez da postagens da informação... O site de esporte da Globo.com sai primeiro do que o da BAND... (Abram os olhos) numa boa, cobro prá melhorar (Crítica CONSTRUTIVA)Com certeza é um ano de muito aprendizado e não vai ser fácil para o RUBENS BARRICHELLO, mesmo numa equipe pequena da Indy, ele pode mostrar o seu valor, pois estamos cansados das safadezas da F1 e que todos já sabem sobre os Primeiros Pilotos e as armações das Equipes Grandes e seus Patrocinadores. Ele sempre foi e será um grande vitorioso... TAMO JUNTO... Felicidades a todos os verdadeiros BRASILEIROS... (Barrichello, Tony e ao Hélio)... PÉ NA TÁBUA e vamos que vamos...

  14. Eduardo

    03/04/2012 03:28:07

    Bom como o texto acima ficou longo, vou resumir, gostaria de propor um ABAIXO ASSINADO, para que a band passe os TREINOS LIVRES, CLASSIFICAÇÃO, e a CORRIDA DA INDY ao vivo na tv aberta, e o PODIUM, gostaria que isso fosse proposto no twitter dele para os fãs, eu não tenho acesso ao twitter infelizmente e não sei mexer direito na internet para enviar essa proposta para os fãs dele, e com certeza os fãs do Helinho, do Tony, irão também querer que passe os treinos, e o minimo que deveria passar e não irá passar caso não tomemos alguma atitude, e a mais eficiente é um abaixo assinado.Abraços. Edu

  15. Eduardo

    03/04/2012 03:22:18

    Gostaria de saber, como a band, pretende melhorar a audiência da indy? Não passando a corrida, eles acham que melhora a audiência? Tenho certeza absoluta, que várias corridas, já estão agendadas para passar só resumos, é muito triste isso, ao invés de aproveitarem a oportunidade com a chegada do Rubinho que traz milhares e milhares de fãs, e não estou exagerando não, só de seguidores no twitter o Rubinho tem mais de 1 milhão e 500 mil seguidores, e ao que tudo indica a band, não esta nem um pouco interessada em toda essa nova audiência, caso contrário como explicar, tamanho menosprezo e falta de consideração com o telespectador, que ficou esperando, e chega na hora a band resolve que a indy não tem nenhum valor, caso contrário teria passado a corrida, e sem contar os treinos, puxa vida mas nem o podium não mostra, não imaginava tanto menosprezo, para quem estava divulgando tanto, pode ter certeza que quando a band acordar, já vai ter perdido muito, e nós os fãs também, escrevam o que eu estou dizendo, qualquer coisa será mais importante do que a indy nas próximas corridas, e não será a primeira vez que a band fará isso, ai vão dizer que passaram na bandsports, bom até onde eu saiba uma parcela muito pequena da população tem acesso a ver pela bandsports. Acho muito interessante que os fãs do Rubinho se unissem e fizessem um abaixo assinado, exigindo que a band passe a corrida na integra e os treinos, e de o devido valor que a indy e todos os pilotos da indy merecem e também nos os fãs merecemos. Bom a idéia esta lançada, gostaria que alguém que tenha conta no twitter do Rubinho, convide os fãs para fazer um abaixo assinado, ensinando a band como subir a audiência, ou seja fazendo o mínimo passando os treinos e a corrida, e na tv aberta além da paga.Tenho fé em Deus, que juntos conseguiremos que a band passe os treinos e a corrida e o podium, pelo amor de Deus nunca tinha visto isso, passa a corrida toda e acaba e a gente tem que se contentar com foto na internet, lamentável, lamentável, vamos mudar essa situação com um abaixo assinado de 1 milhão de assinaturas, com certeza conseguiremos 10 milhões fácil fácil, eu não tenho acesso aos fãs do Rubinho, então peço para quem tenha se possível levar essa ideia.AbraçosEdu

  16. Ubiratan

    03/04/2012 01:58:33

    Triste é esperar por "a Indy crescer sempre mais", sempre com tanto alarde e promessas da Band e, na hora H, NEM TRANSMITIR A PROVA! aff!

  17. Alvaro G. da Silva Junior

    03/04/2012 01:44:32

    Estou contigo. Esse "AO VIVO" da Band é uma piada. Se não é para transmitir ao vivo, porque vai jogar o "Arranca Toco x Quebra Canela", então diz claramente, que serão passados somente alguns flashes da corrida. Quando passou 10 minutos de futebol, e nada de corrida, desliguei a tv porque me senti enganado.

  18. brevinuto

    03/04/2012 01:30:39

    espero ver o rubens vencendo quanto antes e espero que ano que vem a indy se livre dos ovais e a and passe atransmitir por copleto todos os gps

  19. Paulo Sérgio

    03/04/2012 00:09:21

    Estamos torcendo para que o Rubens, chegue cada vez mais perto do acerto ideal do carro, uma vez que essa fama ele possui, rsrsrs!Vamos lá Barrichello, pau na máquina, estamos contigo!!

  20. Jhonson

    03/04/2012 00:01:12

    ô Téo ajeita ai Rubinho tem 37 pontos e não 27, é só somar as duas pontuações da corrida, inclusive o próprio site da Indy na band mostra o valor de cada pontuação na página de regulamento. Ha sim, galerinha vcs que não tem como assistir no bandsports pois infelizmente o próprio Téo já disse, no mesmo horário do jogo, só vai rolar melhores momentos não tem jeito, podem acompanhar as corridas diretamente do site oficial da Indy inclusive os treinos.http://racecontrol.indycar.com/Default.aspx?ResultMode=TIME

  21. RENOIR BAYER

    02/04/2012 22:01:42

    É.........FIQUEI BEM ATENTO A CORRIDA DO RUBENS......BELA CORRIDA NÉ?????BAND COLACA AI MAIS UM JOGO DO CORINTHIANS......SEGUE MEU PROTESTO......CHEGA DE FAZER TODOS DE PALHAÇO......É TRISTE... PROCUREI NA INTERNET E SO TINHA UMAS NARRAÇÕES TOSCAS COM VIDEOS SUPER ATRASADOS.....BOM A ULTIMA ULTRAPASSAGEM DO RUBENS SO COLOCARAM BEM DEPOIS DO FINAL DA CORRIDA......QUE BLZ.....AI CHEGA NA CORRIDA DO BRASIL FICAM BABANDO OS OVOS DOS PILOTOS BRASILEIROS.....VCS NÃO TEM PATROCINIOS PARA A TRANSMISSÃO????? VAMOS AI GALERA FAZER UMA BELA VAQUINHA PARA AJUDAR A BAND TRANSMITIR AS PROVAS......VIVA O RESPEITO COM OS TORCEDORES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.... VIVA......CARA TINHA UM BRASILEIRO NA POLE.....MAS A BAND MOSTROU CORINTHIANS X OESTE.....É OESTE...É MOLE.......

  22. FRANCISCO SERTÃOZINHO- PB

    02/04/2012 21:39:48

    RUBINHO É UM PILOTO ESPETACULAR, EXPERIENTE, NADA CONTRADIZ A SUA HISTÓRIA NA FÓRMULA 1, TODOS SABEM DO SEU POTENCIAL, E SERÁ ASSIM NA INDY, SÓ QUE A DIFERENÇA É QUE ELE AGORA TEM UMA EQUIPE QUE GOSTA DELE, TEM CARINHO POR ELE, SABE DO SEU TALENTO, INVESTE E ACREDITA NA SUA CAPACIDADE. MUITO DIFERENTE DE ALGUMAS EQUIPES DA F1, QUE NÃO TRABALHA EM TOM DE IGUALDADE, E VISA MUITO O SOBRENOME DE ANTEPASSADOS, E QUE NEM FUNCIONA NA REALIDADE, SÓ POR MARKET, UMA PENA! ACREDITAMOS EM VOCÊ RUBINHO E COM CERTEZA SEU TÍTULO BREVEMENTE VIRÁ NA INDY. UM ABRAÇO A TODOS.

  23. Luiz Carlos Moraes

    02/04/2012 21:16:54

    Com certeza Barrichello vai ganhar corrida este ano na indy,não estou querendo comparar,mais na estreia de Juan P Montoya na indy,ele chegou nono lugar e era um carro da Ganassi......Sei que Rubens vai crescer na indy......É só um tempo pra se adaptar...valeu.

  24. luiz antonio

    02/04/2012 21:08:45

    é isso ai queremos ver a corrida toda a band ta de sacanajem em mostra melhores momento queremos ver ao vivo e ainda que comparar com a f1 a globo mostra todas em canal aberto seja hora que for brincadeira isso em band

  25. josilei alves.

    02/04/2012 20:28:33

    Com certeza o rubinho vai crescer muito e estou torcendo muito por isso ele merece e pode até ganhar pelomenos uma corrida este ano ainda se isso acontecer e tomara que aconteça eu vou comemorar muito.

  26. José Lyra

    02/04/2012 20:14:14

    Será que a palhaça da Band vai transmitir AO VIVO as corridas que faltam ?????????????

  27. Luciano

    02/04/2012 19:39:14

    aparentemente o site "garfou" 10 pontos da colocação do Rubinho na classificação

  28. Sérgio

    02/04/2012 19:38:50

    Só para adiantar: a próxima vai ser ao vivo ou, novamente, melhores momentos ?

  29. Luiz Carlos Antunes Junior

    02/04/2012 19:17:06

    Téo José,Acredito que esta colocação se aproxima mais da realidade, pois na primeira corrida, só chegou bem atrás, por erro grotesco de estratégia da equipe KV, se ele conseguir se classificar mais a frente, entre os dez primeiros, com certeza ficará entre os seis primeiros, ele tem que aproveitar da sua facilidade em ajeitar o carro, e esquecer um pouco desta estratégia de economizar combustivel, faça tres paradas e ande o tempo todo com o pé embaixo, pois quanto mais tempo ele permanecer na pista, melhor colocação ele chegará, devido ao fato de não pegar trafego atras de pilotos mais lentos, o que aconteceu na primeira corrida, esta colocação no Alabama esta mais próxima da realidade, se ele conseguir passar na classificação para o Q2, pode até sair em uma pole, pois verifiquei que os tempos foram piores dos pilotos que passaram para esta fase do que o próprio tempo do Barrichello no Q1, nas duas primeiras provas.

  30. Felipe Abreu

    02/04/2012 16:14:06

    Rubinho ainda vai crescer muito ainda!!A Indy cada vez mais importante com ele, e com certeza vai cada vez mais chegando perto da F1.Que esta meio decadente de pilotos brasucas...Vamos Rubens, vamos escutar muito para vc..."ele não perde mais, Rubens é do Brasil"e vamos ver muitas sambadinha.

  31. ricardo espindola

    02/04/2012 14:50:37

    mais um errinho ai na classificação o companheiro do rubinho chegou em 18 e ganhou 22 pontos, deve estar errado tbm.

  32. ricardo espindola

    02/04/2012 14:43:59

    Caro Téo, não sou muito familiarizado com as regra da indy, mais dando uma olhada rapida vi que a pontuação na pagina da band o rubinho na 1ª corrida foi de 13 pontos e nesta chegando em 8 se não estou engano foi de 14 pontos. Essa diferença de apenas 1 ponto na classificação de pilotos não estaria errada?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso