Blog do Téo José

Mala no corredor

Téo José

A pressão em cima do Felipe Massa nunca foi tão forte. As duas corridas fracas e atuação de mexicano Sérgio Pérez só serviram para ferver mais. A Ferrari fez questão de anunciar a troca de carro da Austrália para Malásia, afirmando que estava sempre disposta a ajudar o piloto brasileiro.
Não mudou nada dentro da pista. Depois da segunda etapa, voltou a dizer que estava ao lado do piloto, preocupada com a situação, mas super disposta a ajudar no que for preciso. Hoje dirigentes afirmam que apostar no mexicano, que faz parte de um projeto, como se fosse uma academia, é olhar para o lado certo.
Parte da imprensa italiana quer a substituição de imediato. A Ferrari, como falei, diz que isto não vai acontecer. Não descarto esta possibilidade. Os contratos têm multas que podem ser pagas. O que garante a permanência do Felipe é um bom desempenho. Só  depende dele. A cabeça deve estar a mil.
Por isso é importante ter a consciência da gravidade da situação, encarar de frente com ainda mais foco. Massa perdeu a velocidade na cabeça. Sabe pilotar, não tomava tanto tempo do Fernando Alonso, mas a cabeça parece que não está ajudando. Perdeu a confiança.
Uma saída da Ferrari seria bem difícil para depois dar continuidade na sua carreira na Fórmula 1. Agora seria um grande desastre. Vamos esperar.
E você acha que Perez seria melhor do que o Felipe na Ferrari?
  1. antonio carlos

    02/04/2012 00:05:06

    felipe massa e muito melhor do que o mexicano se ele sair quem perde e a ferrari

  2. adilson f. da silva

    01/04/2012 23:22:12

    tomara que isso aconteça rapido quem sabe ele desça do salto, e revele que ele não é um grande piloto, o brasil precisa de grandes pilotos não de pipocas, que na hora H somem.

  3. Marciano

    01/04/2012 21:17:58

    Acho que com essa pressão o Massa voltará os velhos tempos,espero.

  4. José Evanilson Oliveira Gomes

    01/04/2012 13:21:27

    Acho que Felipe já teve sua chance na F1, e não soube aproveitar.Perez tem se mostrado muito rápido e com boa habilidade pilotando um F1. É jovem e talvez tenha a coragem que Felipe não teve de encarar a velocidade, sem medo de pisar no acelerador e encarar o desafio.Ou é falta de boa vontade de novo da Ferrari de dar um carro competitivo igual a de Alonso?Os pilotos brasileiros que vem tendo oprtunidades na F1 parecem medrosos ou não não são hábeis(ou capazes) o suficiente de controlar um F1 sem medo do que pode vir pela frente. Se nenhum brasileiro se atreve a ser pelo menos um por cento do que Senna foi, fica, difícil, de um dia gritarmos "É camapeão".

  5. lincoln da silva

    01/04/2012 12:30:46

    acompanho a f1 desde 6 anos de idade hoje com 41 afirmo em dizer que a ferrari ja errou muinto com massa e deveria ter mas criterio ao faser seus contratos .mas enfim o maior erro da ferrari foi quando tirou de seu time omelhor piloto que a f1 ja teve nos ultimos tempos nada mas do que RUBENS BARRIQUELO esse sim podemos diser que nao precisou de titulos pra provar que foi varios anos CAMPEAO

  6. marcio costa

    01/04/2012 00:46:37

    massa deveria ter deixado a ferrari a muito tempo ele é muito fraco como piloto, manda ele vim pra cá pilotar na stock pra ver se ganha alguma coisa ,na F1 ele não passa de um mero coadjuvante do Alonso. na última corrida a obrigação de massa era chegar no minimo entre os 5 primeiros já que o seu companheiro venceu aa corrida. FORA MASSA DA FERRARI JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. t.s.

    31/03/2012 11:27:28

    Acho valido o Perez ou outro que esteja mostrando um desempenho melhor que o do brasileiro entrar na Ferrari pois assisto a F-1 ,que e emocionante como entretenimento,e com o massa na Ferrari nao estamos vendo um carro que tem o potencial de apimentar qualquer prova se destacar.Valeu Massa a tentativa,mas...passe o bastao pois o mundo gira

  8. Roni

    31/03/2012 00:49:05

    Felipe depois do acidente nunca mais foi o mesmo perdeu velocidade,mas tem que ver se o carro dele é igual o do Alonso que tem muita apidite que falta no Filipe,joga o carro como aprendi nesse mundo vencer ou perder nesse caso vice ou segundo lugar é o primeiro perdedor!

  9. xavier

    30/03/2012 15:29:59

    O Felipe esta muito ruim, já sai tarde....

  10. Delano Rodrigues de Carvalho

    30/03/2012 02:18:12

    Ele perdeu o ponto de equilibrio, está muito ruim, tem que descer a escada e subir de novo,talvez em outra categoria já ganhou uma graninha boa né. Agora está confuso e atribulado, tem contratar um monge. Está num contraponto ele no final e Alonso na ponta da liderança, temos apostar no Bruno Senna e no Barrichello na Indy, nossas alegrias agora. Devia apreender com Rubens que nunca perdeu sua motivação, mesmo andando na carroça da Willians no ano passado, um grande exemplo para todos nós!! piloto tem sempre ter motivação. Delano

  11. NILTON SANTOS DE QUEIROZ

    29/03/2012 23:32:36

    E SO MELHORAR O RENDIMENTO DO CARRO PORQUE O PILOTO FAZ A DELE.

  12. Peter Chavez

    29/03/2012 21:26:01

    Acredito que o Massa sera substituido durante a temporada, se até o GP de Barcelona ele continuar com esta performance tão ruim, já era.A Ferrari pode até estar testando novos componentes no carro do Massa, mas sera que são peças tão mal construidas? sera que a Ferrari desaprendeu a construir carros de F1?Penso que realmente o problema esta na pecinha entre o banco e o volante.

  13. antonio pacheco

    29/03/2012 21:17:10

    na minha opiniao, o massa nao e piloto para uma equipe tao tradicional e grande como a ferrari. se nao fosse o filho do jean toddy ter pressionado o pai na epoca em que era dirigente da ferrari, o brasileiro nao teria entrado na ferrari. falta capacidade para este piloto. depois de ayrton senna, nosso pais entrou num marasmo de grandes pilotos que da ate do. massa pega seu bone e vai correr na fornula truk, acho que voce pode ate ter alguma chance de podio. thau e um abraço

  14. Alexandre Souza de A. Dias

    28/03/2012 23:44:18

    Acredito piamente que Felipe Massa é um dos poucos pilotos da atual F-1 que pode opor resistência a Fernando Alonso desde que tenha igualdade de condições. E parece estar aí a raíz das más performances do brasileiro. A ele resta tentar tirar leite de pedra e fazer milagres ao volante do F2012. Milagres tão grandes quanto os que Alonso conseguiu na Austráilia e na Malásia. E ao final de 2012 deixar a Ferrari por vontade própria.

  15. Alexandre Souza de A. Dias

    28/03/2012 23:34:39

    Quanto a uma eventual substituição de Felipe Massa por Sérgio Perez, sinceramente, não acho que seria bom nem para o brasileiro, nem para o mexicano, nem para a Ferrari. Não com os problemas de concepção no F2012. Nem enquanto lá estiver o Fernando Alonso. Escaldado pelos problemas que teve em sua abreviada passagem pela Mclaren o espanhol exige status de prima donna na equipe. Quem quer que for pilotar pela Ferrari ficará à sombra do espanhol. Lembremos que Massa tinha igualdade de condições com Raikkonen e essa igualdade balançou com a chegada de Alonso à equipe. O espanhol é muito rápido e duro nos bastidores. O episódio "Fernando is faster than you" não nos deixa esquecer. Felipe provavelmente, por ver de um vice campeonato e já possuir na época uma longa história com a Ferrari, esperava ter seu espaço protegido, o que não ocorreu. Posso estar enganado, mas olhando de fora a sua confiança parece abalada. E a equipe não parece saber lidar com isso da melhor maneira. Perde Felipe Massa, perdemos nós brasileiros, perde a Ferrari. E ganha Alonso, que aos olhos do mundo parece ser ainda maior do que realmente é quando apresenta resultados tão melhores que os do brasileiro. Alonso é um piloto fantástico, mas não é tão melhor assim que Massa. Perez, se for agora para a Ferrari, provavelmente será relegado ao papel de segundo piloto, de aprendiz. Talvez seja mais prudente para o mexicando permanecer na emergente Sauber. Ou mesmo ficar de olho em um lugar na Lotus já que Romain Grosjean parece ainda fazer jus à fama de rápido mas inconcistente. A continuar se apresentando como nos dois primeiros GP's do ano o francês pode ver seu lugar cedido ao mexicano.

  16. Alexandre Souza de A. Dias

    28/03/2012 23:17:26

    ..., continuando; jornalista Livio Oricchio levanta em seu blog uma teoria muito interessante, coerente e, mais que isso; factível, ainda mais em se lembrando o histórico da Ferrari e sabendo que o principal patrocinador da equipe foi trazido por Fernando Alonso. O F2012 foi mal nascido. E a Ferrari percebeu rapidamente durante os testes da pré-temporada que teria de trabalhar intensamente para criar componentes que possam melhorar ao menos um pouco a performance do equipamento, o que aumenta a pressão sobre as cabeças da equipe. Domenicali está com o pescoço na forca e precisa mostrar resultados a Luca de Montezemolo e à Itália. Não há outro modo de se aferir e aprimorar um carro senão testando e o regulamento da Fórmula limita excessivamente esses procedimentos. A saída é testar durante os GP's. Lívio Oricchio acredita ( e eu também! ) que o carro de Felipe Massa está sendo usado pela equipe para esses testes, o que explica a diferença de rendimento em corrida entre Fernando Alonso e o brasileiro. Para piorar, os novos componentes não deram ao carro, até agora, a evolução esperada. O F2012 é ruim de dowforce, o que o prejudica nas curvas e frenagens. Além disso ele tem muito arrasto aerodinâmico, o que o faz ser muito mais lento nas retas. Os números mostram isso. Os Ferrari é mais lento nas retas que os Toro Rosso e os Sauber, que usam o mesmo motor Ferrari. Na ânsia de ao menos dar ao modelo melhor rendimento em retas a equipe pode estar tentando, com os novos componentes, diminuir o arrasto, que de todos os males do F2012, parece ser o pior. Mas fazer isso sem diminuir o downforce é muito difícil. Provavelmente os novos componentes pioram as coisas: não diminuem o arrasto e diminuem o downforce, fazendo com que o carro derrape demais nas curvas e consuma ainda mais os pneus somente no carro de Felipe Massa, que nunca foi um devorador de pneus.

  17. Alexandre Souza de A. Dias

    28/03/2012 22:56:53

    Olá a você, Téo, e a todos os leitores. Que há algo de errado com o Massa isso não se discute. Só que a diferença de performance entre ele e o Alonso nunca foi tão grande! Nem mesmo durante a recente pré-temporada. Analisando as performances dos dois nota-se que Massa começa até bem, ganha posições e chega a andar próximo de Alonso. Mas o seu rendimento cai asustadoramente em pouquíssimas voltas. O carro de Felipe acusa um desgaste de pneus muito maior que o de Fernando. O problema ocorreu na Austrália. Mesmo a Ferrari trocando o chassi de o problema se repete. Felipe Massa sempre se notabilizou por ter um estilo de guiar mais limpo, que tende a poupar pneus, fato que inclusive era alegado como causa da maior dificuldades que ele tinha de aquecer os pneus utilizados ao longo de 2011 num carro que não gerava rapidamente um bom aquecimento neles. Estaria Felipe Massa desaprendendo a pilotar carros de Fórmula 1? A pergunta é: por que? O jornalista Livio Oricchio levanta em seu blog uma teoria muito coerente. Continua no próximo post...

  18. LUCIANO BRESSAN

    28/03/2012 22:31:50

    A FERRARI esta sabotando o FELIPE MASSA, pois e realidade o ALONSO tem um carro bem melhor do que o MASSA. Olha seria um grande negocio de MASSA sair da FERRARI, pois ele mesmo sabe o que esta acontecendo na escuderia. Vamos VOLTAR um pouco o que aconteceu com Rubens Barrichello E Michael Schumacher.A FERRARI de todo apoio ao ALEMÃO. QUANDO VAMOS TER UM PILOTO NA F1 COM PERSONALIDADE?QUANDO VAMOS TER UM PIQUET OU AÍRTON SENNA DE VOLTA?NÃO ESSE PILOTOS FANTOCHES.......... OK.

  19. josilei alves.

    28/03/2012 21:36:28

    A ferrari tenque dar é um carro pro massa porque ele está dirijindo uma carroça.

  20. Carijó

    28/03/2012 21:14:25

    Alô Téo. Acho prematuro fazer comparações entre os dois, olhando pelo histórico de cada um, Massa dá de 10 no mexicano. Apenas acho que o Felipe deveria procurar novos ares, novos desafios, não trocando de categoria, apenas de equipe. Penso que tem uma pequena acomodação natural por parte dele nesse momento e ainda um certo trauma em relação ao acidente que ele se envolveu tempos atrás, com aquela mola entrando em seu capacete como uma bala. Se eu fosse o Felipe Massa, já teria procurado no ano passado outra equipe para essa temporada, talvez alguma menos badalada, iniciando um novo projeto, ajudando no desenvolvimento de um carro vencedor em um futuro próximo. Não sou fã do Massa, gosto do Rubinho e agora torço pelo Bruno Senna na Fórmula 1, desde os tempos do tio de Bruno, o saudoso Ayrton, na Toleman, eu torço pelas equipes menores, é mais interessante vencer poucas vezes, mas vencer nos momentos certos. Até alguns anos eu era fã da RBR, hoje não mais, eles são estrelas agora, simpatizo muito com a Force India, quem sabe ele não seria mais feliz correndo, ensinando, emprestando seus conhecimentos e desenvolvendo um bom carro nessa equipe, não lhe faria bem? Sei lá.

  21. André

    28/03/2012 12:07:49

    Com certeza NÃO seria melhor, lembram do Fisichella, estava em sua melhor fase na Force India e quando foi substituir o Felipe depois do acidente(da mola em seu capacete), acabou fracassando a ponto de encerrar sua carreira, acredito que o Perez teria grandes dificuldades em dominar o F2012 da Ferrari. Ainda aposto em uma virada do Felipe em 2008 quando foi campeão por alguns segundos, o inicio da temporada foi semelhante...vamos ver, façam suas apostas, eu já fiz a minha ...rs!

  22. Ezequiel

    27/03/2012 14:07:09

    Não!,o piloto Sergio Perez chegou ao podium em uma circunstancia atipíca,em condiçoes normais o Alonso não venceria com esse carro atual da ferrari estão querendo transferir a responsabilidade para alguem e tirar o foco não só de um carro ruim,mas a equipe tambem não vem bem,precisa passar por uma reformulação.Estão fritando o Felipe Massa.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso