Blog do Téo José

Hélio perfeito. Barrichello com longo caminho pela frente

Téo José

Hélio Castroneves venceu a abertura da Fórmula Indy aqui em St. Petersburg, Flórida, EUA. Teve um bom ritmo durante todo fim de semana, largou em quinto e acabou optando por uma tática de parada de box arriscada — depois que o seu estrategista cochilou na primeira janela. Ganhou posições nos boxes e na pista.
No segundo caso fez a manobra mais bonita, quando assumiu a ponta, passando por fora Scott Dixon. O ano está começando muito bem para o brasileiro. A Penske me parece estar um passo adiante da Chip Ganassi e o motor Chevrolet foi superior ao Honda, que equipa a  maior adversária.
Tony Kanaan tinha chances de vitória, mas um problema elétrico o tirou da prova. Rubens Barrichello largou em 13º e faltando uma volta para o final, precisou ir aos boxes para um novo reabastecimento. Terminou em 17º. Foi um final de semana muito duro para ele, mas também de bastante aprendizado.
A perda do primeiro treino, na sexta-feira, foi o fator (negativo) para não encontrar o melhor acerto do carro e bater cabeça com sua equipe. O próprio Rubens esperava mais. Importante é que saiu com um panorama real do que tem pela frente e, agora, já deu o passo mais duro do aprendizado.  Na prova, a estratégia errada da equipe foi o maior problema.
Ficou claro também que a KV precisa crescer. É uma equipe média que agora tem outro padrão de exigência, tanto na organização como nos resultados. O bom da Indy é que os carros são iguais. Desta forma, os frutos amadurecem mais rapidamente.
No geral, o que vi foi uma categoria mais forte. O tempo de crise está ficando para trás e Indy pode voltar a ocupar um espaço muito importante no automobilismo – e como uma ótima opção para bons pilotos e também para os Amigos da Velocidade curtirem boas provas.
A próxima corrida será domingo em Barber, pista onde Rubens já andou. Chegará pensando só no carro. O traçado já é conhecido. Eu inicio uma longa viagem de volta. Falamos de novo amanhã.
Resultado final em St. Pete:
1. Hélio Castroneves (Penske), 100 voltas
2. Scott Dixon (Ganassi, a 5s529
3. Ryan Hunter-Reay (Andretti), a 7s582
4. James Hinchcliffe (Andretti), a 10s652
5. Ryan Briscoe (Penske), a 11s785
6. Simon Pagenaud (Sam Schmidt), a 31s262
7. Will Power (Penske), a 34s658
8. Ernesto Viso (KV Racing), a 35s594
9. Charlie Kimball (Ganassi), a 43s142
10. Justin Wilson (Dale Coyne), a 44s314
11. Josef Newgarden (Fisher Hartman), a 44s827
12. Graham Rahal (Ganassi), a 45s108
13. Dario Franchitti (Ganassi), a 45s846
14. Marco Andretti (Andretti), a 1 volta
15. Alex Tagliani (Team Barracuda), a 1 volta
16. Oriol Servià (Dreyer & Reinbold), a 1 volta
17. Rubens Barrichello (KV Racing), a 2 voltas
18. Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing)), a 2 voltas
19. JR Hildebrand (Panther), a 4 voltas
Abandonaram:
. Mike Conway (AJ Foyt)
. Sébastien Bourdais (Dragon Racing)
. Takuma Sato (Rahal Letterman)
. Katherine Legge (Dragon Racing)
. Simona de Silvestro (HVM)
. Tony Kanaan (KV Racing)
. James Jakes (Dale Coyne)
  1. Junior

    29/03/2012 06:05:45

    Realmente.... A BAND precisa repensar suas transmissões!

  2. Flávio Joni

    28/03/2012 21:34:51

    comercial no meio da carrida e pracaba!!!

  3. monteiro

    28/03/2012 01:56:01

    Lembra nada! Caso contrário não escreveria um besteira dessas. O Mansel tinha na época a segunda melhor equipe da Indy, e grande patrocinador americano que queria abrir portas no mercado europeu. O Rubinho chegou numa equipe pequena, o equivalente a Willians ano passado. Com pouca verba, os mecânicos e engenheiros foram contratados às pressas. A KV não tem condições para ter 2 carros quanto mais 3. Vc. está usando um peso para duas medidas.

  4. leonardo

    28/03/2012 00:37:43

    porra!! band, ficamos quase duas horas em frente a televisão e quando chega o final da corrida, o pódio, porra, cade??? tá de sacanagem, depois querem falar da globo!!

  5. César

    27/03/2012 14:48:47

    Acho que o Rubinho ainda vai brigar muito com o pessoal da frente, estou torcendo para ele mostrar pra todo mundo que ele ainda é muito valente e deixar o pessoal da F1 chorando, pois o que fizeram com ele foi uma puta sacanagem...

  6. Renato Nunes

    27/03/2012 14:38:02

    Verdade, o Rubinho faz muita falta na Fórmula 1, aquela corrida da Austrália foi enfadonha e a da Malásia, embora com mais emoção, parece que faltava alguma coisa! Quanto à Indy, realmente se a Band transmitisse o treino classificatório, garanto que a audiência seria muito boa, pois muita gente veio me dizer que queria assistí-lo. Agora nos resta torcer pelo Hélio, pelo Tony e pelo Rubens, que tenho certeza que quando se adaptar ainda vai ganhar muitas corridas na Indy e talvez até na Fórmula 1, já que existem rumores de uma possível contratação dele por lá, dependendo do que ele fizer na Fórmula Indy.

  7. Walquiria Stokna Mendes de Faria

    27/03/2012 14:05:21

    O Barichelo como sempre não conseguiu fazer nada. Mas pelo menos, não atrapalhou os outros.

  8. André

    27/03/2012 13:37:16

    Que bom ver o automobilismo e estamos na torcida para os brasileiros, vamos lá Rubinho... paciência e fé, pois irá progredir. Por favor "BAND", não estraguem as transmissões de corridas, com comerciais, cortes de comemorações e informações sobre futebol, pois estamos vendo automobilismo e já basta ser-mos bombardeados com futebol pela semana toda e dê valor a transmissão que está ocorrendo "naquele" momento. Acredito que a emissora transmissora brasileira da Indy irá progredir também.Paz para todos!!!

  9. Carijó

    27/03/2012 11:32:13

    Caramba, o que é aquilo que o Hélio Castroneves estava guiando? A aerodinâmica até pode ter dado certo, mas a aparência ficou horrível. Quanto ao Rubinho, treino é treino, corrida é corrida, há que se ter calma com ele, não é mesmo? Afinal, ele chegou ontem e ainda não um lugar na janela pra ele, mas ele vai chegar lá. Outra coisa,há um burburinho sobre a volta de Rubinho ao time da Ferrari no lugar de Massa, qual sua opinião sobre isso Téo?

  10. josilei alves.

    27/03/2012 10:22:29

    Bela vitória do hélio começamos bem o ano na indy,uma pena o tony não conseguir completar a prova ele estava muito bem eo barrichello apezar de tudo teve uma estréia boa e vai evoluir muito ao longo da temporada é um piloto fantástico dará muitas alegrias a nós pode ter certeza disso um abraço.

  11. paulo campos

    27/03/2012 02:51:26

    Gostei da corrida.parabens castroneves!!!!!!!!!!!!!!quanto ao rubens barrichello..hummmmm...será que serão mais 19 anos de desculpas? hehehehehehehe

  12. MARIVON

    27/03/2012 00:17:17

    TEO PARABENS PELA NARRACAO DA CORRIDA OTIMO TRABALHO, INDY 2012 SERA SHOW,UM ABRACO IRMAO

  13. EMERSON AVILA

    27/03/2012 00:00:21

    OLA,tenho serteza que o rubens é uma atração a mais para a formula indy,ja trouxe frutos para a bandeirantes,queremos tambem que a band divulgue mais as provas e treinos,assim sendo a audiencia ta garantida,um abraço.

  14. Felipe

    26/03/2012 23:17:35

    Olá para todos!!!Vi a corrida,gostei valeu muito a vitória do helinho tomara que ele continue forte e brigue pelo título.Pena pro tonny ele estava bem andando forte se não fosse a quebra podia ter chegado bem na frente.E o rubinho foi bom terminar a corrida não lembro de na transmição terem falado sobre essa parada dele nos box na última volta.Téo sou teo fã cara gostei da transmição, mas vou ser sincero tem alguns anos que não acompanho a fórmula indy e vou tei esse ano com força total para acompanhar tudo e estou sentindo falta de informação na transmição. acompanho F1 todos os anos o narrador da concorrente da alguns vacilos mas a uma riquesa de informaçãoes tempo de volta, volta a volta quando á um pega tempo de pareda nos boxes os treinos são importantes as veses eu pulava pro canal da band sports e num desses pulus vi a imagem em dois quadros um carro parado nos boxes com o tempo da parada rolando e a imagem da pista não lembro de ver na sua transmição isso.não sei a questão financeira e contratual da band com os direitos da indy mas acho nessessário rever e imcorpar mais essa transmição chamando mais a atenção da audiência pois o crescimento da categoria tem que ser mutuo o Felipe massa não tá bem na F1 quem sabe ele não vem para na Indy.... vamos investir ve se dar pra mostra pelo menos os treinos oficiais no mínimo no bandsports sou tele espectador tmos juntos!!!!!

  15. Weder Rodrigues

    26/03/2012 21:49:53

    Boa noite Téo, sou seu fã.Torço para que o Rubens Barrichello seja campeão na F-Indy. Ele vai superar todos os obstaculos.Abraços.

  16. Lucas

    26/03/2012 21:49:04

    gostei da corrida e da vitoria do Helio mas fiquei meio frustado com o Kanaan o Rubinho eu ja esperava muita dificuldade mesmo mas acho que ele vai se dar bem vcs deveriam mostrar o treino de classificaçao seria uma otima opurtunidade para a BAND crescer mais ainda é o que eu acho e vc Téo

  17. Renato

    26/03/2012 21:31:18

    Parabéns ao Helio Castro Neves pela corrida, o resultado do Rubindo foi o esperado, a KV Racing não é uma equipe de ponta, não podemos esperar muito. Agora uma critica a transmissão da Band, é inaceitável cortar a transmissão após a bandeirada, o momento mais glorioso que é o podium, não pode deixar de ser transmitido ao vivo, ainda mais com um brasileiro no posto mais alto!!! Fiquei vendo o jogo esperando o podium e nada, lastimável! É como ir embora de uma festa antes do bolo e do parabéns!

  18. Eduardo

    26/03/2012 21:13:12

    Prezado: Tenho somente dois comentários: primeiro, pelo amor de tudo, fala pra Band quando transmitir a Indy não colocar intervalos comerciais e nem cortar para passar o futebol e é necessário transmitir até o fim. Garanto que os novos espectadores da Band esperam o mesmo. Quem gosta de automobilismo gosta de automobilismo e não divide atenções. Em segundo lugar, boa sorte Rubinho, você merece.

  19. Luiz Carlos Moraes

    26/03/2012 21:00:06

    Boa tarde Téo,adorei a corrida,Helio fez uma corrida de campeão....Uma pena o Tony que com certeza ficaria entre os 3 primeiros e o Barrichello ainda vai andar muito bem na F indy.Téo só uma duvida ,a proxima corrida vai ser ao vivo na Band ou no Band.com.br?

  20. Evandro

    26/03/2012 20:31:18

    Caros amantes do automobilismo, temos que olhar e ser críticos sem bairrismo para com nossos pilotos. Vamos ser justos e analizar de forma clara, fria e objetiva:Sabemos que pilotos que saem da F-1 e vão para Indy se dão muito melhor devido os carros da F-1 serem muito mais ágeis e mais leves sendo que na Indy são mais pesados e mais lentos em curvas, menos ariscos Não concordo quando dizem que o Barrichelo tem que se acostumar para poder dar resultados.Lembro de quando Niguel Mansel saiu da F-1 para Indy e foi campeão logo no 1o ano na Indy sem conhecer nenhum dos circuitos dos EUA onde corria a Indy. Então vamos deixa essa balela de lado de que tem que conhecer o circuito e tem que se acostumar com o carro.Barrichelo é um bom piloto, um ótimo acertador de carro, mais infelismente esperam dele mais do que ele pode dar.Admiro o entusiasmo dele mesmo com a idade, e quero ver ele se dando bem, mas não vamos ficar sonhando muito e ficar arrumando desculpas para os resultados quando não vem.

  21. RICARDO MARAFON

    26/03/2012 20:07:18

    CONCORDO!!! APOIO!!! OU PELO MENOS MELHORAR AS INFORMAÇÕES NO SITE.

  22. Rossi

    26/03/2012 18:46:19

    Teodoro tem toda a razão!!!!!Band, cuidado para não frustrar seus novos torcedores, a transmissão foi legal, os comentários precisos, mas ninguem viu a comemoração nem o podium. Cuidado nas proximas transmissões.Band esta no caminho certo.

  23. AGNALDO FERNNDES

    26/03/2012 18:46:10

    GOSTEI DO QUE VI, RUBINHO EM SETIMO, MESMO INICIANDO NA INDY MUITO BOM,JA NÃO VEJO MAIS FORMULA 1 GALVÃO BUENO MUITO PUXA SACO DE MASSA, QUE ATE AGORA NÃO MOSTROU PORQUE VEIO, RUBINHO ESTAMOS TORCENDO POR VCE, SEU NOME JAMAIS VAI SER ESQUECIDO POR NOS QUE GOSTAMOS DE VELOCIDADE, VCE MUDOU DE CATEGORA, NOS MUDAMOS JUNTO,E SE VCE FOR PARA MOTOCROS ESTAREMOS LA COM VCE ASSELERA AI RUBINHO, E ATE DOMINGO SE (DEUS) QUISER........ ABRAÇOS, FUI.......

  24. Leandro

    26/03/2012 18:21:07

    Tinha muitos anos que eu não assistia a uma corrida de Indy , mas com o Rubinho lá voltei a assisitir , mas desisiti na terceira bandeira amarela , haja paciência o carro não atrapalhava nada era só tirar pro lado e pronto . Não perco uma corrida de formula 1 a muitos anos e nem em Monaco tem essa paração . Vou fazer um esforço pelo Rubinho vou tentar mais uma vez.

  25. marcos torres

    26/03/2012 17:46:46

    Concordo em numero,genero e grau com o que vc postou ai Teo Jose e aproveitando a ocasiao,gostaria de perguntar: pq a Band nao transmite os treinos de classificacao como a concorrente faz...acredito que isso alem de dar uma audiencia para a Band,faria com que muitos brasileiros se acostumassem cada vez mais com a Formula Indy (nao e esse o objetivo)..

  26. Hélio Jr

    26/03/2012 17:34:34

    Téo ficou meio estranho ver a F1 sem Rubinho.Espero q a Band transmita as corridas. vou passar a ser fiel a vcs ai com o Rubinho e os demais. neste domingo vai ser ao vivo ou nao. abraço. obrigado.

  27. Teodoro

    26/03/2012 17:25:42

    Foi dentro das expectativas que qualquer torcedor do bem que gosta de automobilismo podia ter., tivemos todas as surpresas na mesma corida. A vitoria de alguem que acredita que vai ser campeão, a quebra do carro que de alguem qua ja foi campeão e gosta do que faz, e a estréia do carro de alguem extremamente profissional e rápido que ainda vai ser campeão. Aguardem...E tbm foi unanime o Rubinho faz falta na corria de F1.Band, cuidado para não frustrar seus novos torcedores, a transmissão foi legal, os comentários precisos, mas ninguem viu a comemoração nem o podium. Cuidado nas proximas transmissões.

  28. Michael Schumi

    26/03/2012 17:04:53

    O rubinho foi o rubinho de sempre....não dá pra se enganar. Gente muito boa.. mais correr que é bom...nada

  29. Ezequiel

    26/03/2012 16:29:31

    Eu acompanhei toda a corrida,pelo que se viu foi a confirmação da pré-temporada,penske e ganassi na frente,o que surpreendeu foi o fraco desempenho do atual campeão Dário Franchitti,Will Power também não fez uma grande corrida,lembrando que era o favorito para vitória.O Barrichello além da adapitação vai ter que contar com um crescimento da equipe e uma mudança da mentalidade do pessoal da KV que ainda comete alguns erros de equipe pequena,tem que pensar como equipe grande pois investimento está sendo feito caso contrario a temporada pode ser péssima já que o Tony tava rápido e com chances de chegar entre os primeiros,ficou pelo caminho, e o Barrichello ficou sem combustível.Bom foi ver o Hélio com a faca no dente,andando rápido,parece estar bastante motivado para essa temporada,com esse desempenho vem forte para disputar o título.

  30. Paulo Sérgio

    26/03/2012 16:24:48

    É isso mesmo, eu também achava que chegaria de 10º a 12º pelo menos, ganhando algumas posições.Estreia é complicada e a categoria tem diferenças cruciais. Mas a equipe também errou na estratégia e vamos ver como será a próxima , com mais atenção aos detalhes...Pé na tábua Rubinho. tamo junto!!!

  31. Pedro Lacaille

    26/03/2012 15:00:58

    Pena a Bandeirantes não levar tão a serio a participação do Rubens Barrichello. Já no dia anterior a corrida, quando aconteceu a tomada de tempo, não sei de onde a Bandeirantes achou que seria melhor todos assistirem a partida de futebol feminino entre Brasil e Canadá.Fiquei pensando em o que poderia ter obrigado a Band a exibir a partida...Quem sabe um contrato que teria sido assinado antes das mudanças da Indy ou até mesmo antes de saber se a Indy iria iniciar a temporada de 2012 no mesmo dia da partida...Ok, temos um contrato assinado e seremos obrigados a exibir a partida de futebol feminino durante o treino classificatório da Indy. Mas não podemos dividir a tela, ou passar mais infos ao vivo do treino que acontecia no mesmo horário da partida? Será que muita gente ficaria chateada em ouvir informações do Rubens Barrichello e dos outros brasileiros? Que não é nada não é nada, é simplesmente o cara que poderia elevar a audiência da Band em relação a Formula Indy. Eu que não sou nenhum "expert da tv", mas sei que a ida do Rubens para a Indy, irá aumentar e muito a audiência das corridas exibidas pela Band, e eu mesmo faço parte deste aumento, pois a um bom tempo não assistia a Indy, e tenho certeza de que, se eu voltei a assistir, existem outro milhares iguais a mim, mas acho que lá dentro tem gente que não. Bem, passado a frustração de não ver o treino classificatório da Indy no sábado, já comecei a pensar o quanto a Band iria vacilar durante a exibição ao vivo da corrida, e já fui preparado para ver uma transmissão ruim, sem é claro, o padrão Globo que estamos acostumados com a Formula 1.Mas me surpreendi, quando comecei a ver a corrida de domingo, e perceber que não existia nenhuma câmera, exclusiva para a maior novidade da Indy em 2012, além dos chassis e motores novos. Não existia nenhum aparato especial para este fato. Bem, vamos continuar e vendo a corrida, quem sabe alguem lá dos EUA nos mostre o Rubens passando ali ou acolá...Continuo assistindo a corrida, e vem uma bandeira amarela...Ok, bandeira amarela é normal na Indy e isso não me irrita de maneira alguma, mas o irritante é a Band sair da corrida para entrar em um comercial!!! Ai, eu desisiti total da Band, fui ao banheiro, peguei uma cerveja, fumei um cigarro e retornei para a minha sala já desanimado com a transmissão pobre e de categoria CNT. Mas vamos lá! Continuamos assistindo...Última volta! Oba Helio vai ganhar a corrida! Uol! Helio venceu! Pena que Rubens ficou lá atrás, mas agora vou ver o Helio no podium, e...Epa! Cortaram a comemoração e partiram pra um jogo de futebol? Ah Band, vai catar coquinho vai!

  32. Helena

    26/03/2012 12:40:27

    Olá, Teo!!É aquilo que eu falei aqui em outro post, estreia é complicado... mesmo pra ele, tão experiente. Ficou mais ou menos dentro do eu ja esperava nesta etapa, uma corrida muito cautelosa. Eu até fui bem otimista dando ao Rubens o 12º ou 10º lugar. A formula Indy não vai ser fácil. Não adiante querer colocar a carroça na frente dos bois, como a gente fala no interior, querer se antecipar ao aprendizado natural das coisas. É tudo uma questão de tempo e adaptaçao e isso não é desculpa esfarrapada é a pura realidade. Vejo mais dificuldades pela frente. Um longo caminho de aprendizado. O importante é ele está ciente disso ( acho que está), já que foi o que escolheu pra sua vida.Os torcedores irão assistir à proxima corrida com os pezinhos mais no chao e sem tanto oba oba como estavam até porque no final das contas só fica mesmo quem torce de VERDADE.Parabéns ao Helinho, foi merecido!!!Bom dia!!Boa semana a todos!!Fiquem com Deus e muita paz!!!!BJS!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso