Blog do Téo José

Os “professores”

Téo José

Na cabeça de quem gosta do futebol bonito e tem pelo menos trinta anos de idade, é claro que o futebol brasileiro já teve mais arte e foi muito melhor jogado. Os meias e atacantes eram sempre os mais desejados pelo futebol de fora. Hoje lutamos para ser segundo na América do Sul, porque estamos atrás do Uruguai e, neste momento, no mesmo nível de Argentina e talvez Chile.  Na Europa, na atualidade, se fala mais em zagueiro e volante “made in Brasil”.

Desaprendemos? Não, mas a safra de treinadores, que muitos chamam de “professores”, não tem sido das melhores e tem piorado ano após ano. Nunca tivemos um de grande destaque lá fora. Felipão chegou a ser vice na Eurocopa em Portugal com time da casa, perdendo para Grécia, e depois se afundou no Chelsea. Carlos Alberto Parreira, venerado por aqui, talvez por ser artista nas horas vagas e intelectualizado, ganhou títulos quando esteve envolvido com a seleção, mas foi um dos times mais feios que vi jogar com a amarelinha e, fora do Brasil, nunca esteve em grande uma seleção ou fez um trabalho admirável. O titulo da Copa do Brasil pelo Corinthians, em 2002, também foi em cima de um futebol que não me atraiu.

Hoje, os treinadores ganham como nunca e arriscam na proporção inversa. O que vemos são esquemas altamente defensivos. Esqueceram os três zagueiros, mas povoam o meio de campo com volantes, chegando ao cumulo de Joel Santana, técnico do Flamengo, colocar quatro para enfrentar o Lanús. Isto mesmo o “temível” Lanús, pra quem não sabe, é um time mediano da Argentina. O reflexo está nas categorias de base, com a formação em série de zagueiros e principalmente volantes e o pior: gente que só quer saber de marcar e pouco levanta a cabeça para sair jogando. Nossa seleção de 1982, uma das melhores da história, tinha como volantes Cerezo e Falcão. Quanta saudade…

Josep Guardiola, treinador do Barcelona, um estudioso que se preparou para o cargo, conseguiu montar um dos melhores times de todos os tempos. Antes de assumir a equipe B, andou conversando com vários treinadores, esteve na Argentina, mas não passou por aqui. Isto porque diz que o Barcelona tenta jogar como o Brasil do passado, um time admirado por seus avô e pai. Ele é inteligente e sabe que iria perder tempo falando com gente que destruiu a nossa essência.

O Corinthians, atual campeão brasileiro, nos últimos 45 jogos, só uma vez conseguiu vencer uma partida por mais de dois gols de diferença e foi contra o Atlético-GO no Pacaembu. Para maioria, seus melhores jogadores são Ralf e Paulinho, dois volantes. É muito pouco para o atual campeão brasileiro.

Claro que temos exceções, bons treinadores, com visões de se jogar um futebol bonito, mais com a nossa cara. Mas isso tem sido cada vez mais raridade. Hoje, o que observamos, é primeiro entrar em campo para não perder e depois tentar ganhar. Muitos podem dizer que isto acontece porque os treinadores que perdem três, quatro jogos, são demitidos. Sempre foi assim por aqui. Só que no passado os grandes raramente perdiam tantos jogos, porque eles entravam em campo para vencer e com o pensamento de atacar.

A geração atual já está comprometida e temo pela próxima também. O Brasil precisa mudar sua forma de jogar na seleção e maioria dos clubes. O exemplo não está longe em quilômetros e sim no tempo. É só olhar pra trás.

  1. vitor

    13/05/2012 18:14:32

    vc é um selente narrador

  2. vitor

    13/05/2012 18:13:47

    será q eu vou ser jogador de futebol quando eu creser?

  3. anderson

    07/03/2012 22:41:59

    Parabéns Téo José, excelente texto, você descreveu exatamente e com muita inteligência o que vem acontecendo no futebol brasileiro nos últimos anos.É exatamente isso, hoje a retranca é que impera e o futebol brucutu, truncado e de tremendo mau gosto é o que vem imperando.Mais uma vez parabéns.Quero dizer também que você, Nivaldo Prieto e Edmundo são, na minha opinião e sem querer ofender, algumas das poucas exceções no quesito inteligência e alto nível dentro da, hoje infeliz, Bandeirantes.Uma emissora tão tradicional mas que hoje, lamentavelmente, permite que o muito, muito, muito fraco Neto e o absurdamente chato Milton Neves façam parte da equipe de esporte.Mais uma vez parabéns pelo post que é inteligente, realista e muito bem escrito.um abraço.

  4. FRANCISCO MACEDO

    24/02/2012 16:16:29

    TEO MUTO EMBORA FORA DO ASSUNTO MAS ASSISTINDO SP ACONTECE, SOBRE O LOCAL DO JOGO A MINHA OPINIÃO É QUE FPF, DEVERIA MARCAR TODOS OS CLÁSSICOS PARA O MORUMBI QUE É O MELHOR ESTÁDIO DO BRASIL E NO ENTANTO ESTÁ FORA DA COPA E DO CAMPEONATO PAULISTA, COMO O MELHOR ESTÁDIO DO BRASIL PODE FICAR FORA DESSAS COMPETIÇÕES?

  5. Jânio

    24/02/2012 00:00:52

    Depois de entregar a faixa de campeão brasileiro para o Corinthians, hoje, o alviverde paulista resolveu dar a liderança da competição para o Timão.Mais um gesto de solidariedade… DA -LHE TIMÃO. KKKKKKKKKKKGUARANI DA CAPITAL ESTAVA SÓ GUARDANDO A LIDERANÇA PARA O CORINGÃO.SAI DA FRENTE QUE TIMÃO CHEGOU. kkkkkkkkkkkkk.

  6. Juan Plaza Gallegos

    23/02/2012 15:31:15

    Teo, boa tarde não sei se você consegue ler todos os comentários.Pergunta para o Neto, se a Band contratou ele como comentarista de Esporte o como torcedor Corintiano na TV, fala para ele ser mais objetivo e profissional que ele chegara muito mais longe, se não de aqui a pouco surge a campanha "CALA A BOCA NETO", ele esta com o perfil muito parecido com o chato do Galvão, o futebol brasileiro e mais do que torcer pelo Corinthians.

  7. Ricardo Queiroz Orso, Pato Branco PR

    23/02/2012 15:21:35

    Sr Téo José! Gosto do seu estilo de narrar futebol!Mas... será que seria muito pedir encarecidamente para o senhor excluir do seu repertório de chavões aqueles refrões de umas músicas abestalhadas que existem hoje em dia? como aquelas que o sr disse ontem, no são paulo versus bragantino, "de tchetcherere tche tchê ná grande área" , ou ainda, "esse lance foi pra fulano dizer assim: assim voce me mata!' ? Sério mesmo, em nome da não mediocridade nas transmissões esportivas, deixo aqui registrado o meu pedido. Um abraço!

  8. marcelo emilio

    23/02/2012 14:36:31

    Olá Téo José.. mas me diz...Em outros países, existe a lei Pelé?? ou semelhante??Qual o papel do clube? e do empresário? Eu sinceramente não sei... é algo que deveria ser mais debatido nas mesas redondas, quadradas enfim... mas creio que coincide que após a Lei Pelé o futebol brasileiro está declinando e os jogadores não possui mais tempo para aprimorar o condicionamento técnico e as vezes são queimados antes de vingarem nos clubes... quanto tempo levou para Raí, Careca entre outros a entrarem em condições técnicas para haver um entrosamento e uma proposta de jogo da equipe, hoje o resultado tem que ser imediato, não há uma proposta tática e um padrão técnico, o SPFC abriu mão erroneamente do 3-5-2 e hoje paga um preço alto por isto, porque os resultados tem que ser imediato. Não acho que uma equipe vencedora tem que mudar o esquema tático quando se está ganhando, este foi o grande erro do SPFC, os jogadores é que são peças para manter a engrenagem movimentando e conquistando vitórias, com o 3-5-2 o SPFC estava conquistando títulos importantes e mantinha um bom futebol... o SPFC com Denis, João Felipe, Edson Silva e Rodolpho, Piris e Cortez, Casemiro, Maicon e Jadson, Lucas e Cicero (Fernandinho) creio que este time poderá dar alegrias. Outra questão, já que empresário tem direitos sobre o jogador, por que será que eles também não pagam o salário do jogador e as despesas em caso de lesões???

  9. Helio

    23/02/2012 12:57:33

    Téo, Bom dia, mais não tão bom para nós flamenguistas. Téo será que a Patrícia poderia recontratar o atacante Nunes ou o Renato Gaúcho, para fazer gols de barriga , canela, de mão, qualquer coisa e dispensar esse tal de Deivid, o cara ruim de doer.Abraços

  10. GORRAO

    23/02/2012 11:32:37

    OLA TEO JOSE VAMOS COLOCAR UM BASTA NESTAS ARBITRAGEM CONTRA O NEIMAR SERA QUE NENHUM ARBITRO ESTA VENDO O QUE FASEM COM O GAROTO SENAO TEO VAMOS TER MAIS HUM PARA A EUROPA SENAO FOR CUIDADO ENTAO ESTOU COMENTANDO NA RADIO TEM QUE PARAR COM TANTA PANCADA NELE TEO JUNTOS ESTREMOS DEFENDO MAIS ARTE NO FUTEBOL

  11. Luiz

    23/02/2012 01:38:41

    Esse tal de teo José ta disputando com o Galvão em nojo de ver futebol nao da pra entender os caras querem aparecer mais que o esporte mais nao tem nenhum condicionamento físico pra isso cala a boca teo... Para de ouvir sertanojo e ficar ai dando uma de sabe tudo.

  12. pattty

    23/02/2012 01:16:21

    teo vc esqueceu de mostrar os gols da liga dos campeões sera que vc poderia mostrar ha e manda um grande abraço p/ o neto kkkkkkkkkkkk

  13. Saulo

    22/02/2012 18:29:07

    O Santos que é a referência brasileira em matéria de futebol, foi prejudicado por boatos de vendas de seus jogadores em vésperas de jogos decisivos, jogadores convocados pela seleção principal e sub-20, enfermaria lotada o tempo todo, mas mesmo assim conseguiu o bicaneco paulista, caneco da Copa do Brasil, caneco da Libertadores e vice Mundial no frio do Japão, do outro lado do mundo. Daí enfrenta um time que só compra e forma jogador. Jogam juntos desde muito tempo. Nenhum stress com imprensa vendendo seus jogadores. Deu no que deu. E nenhum clube no mundo joga da forma que o Barça joga. Quem mais se aproximou foi o Once Caldas de 2004. E se não fosse o desmanche seria Campeão Mundial.Os times brasileiros são constantemente assediados e seus craques acabam sendo vendidos. Contra esta força econômica mesmo em um país de crise, ninguém aguenta.

  14. Saulo

    22/02/2012 18:26:40

    O Santos que é a referência brasileira em matéria de futebol, foi prejudicado por boatos de vendas de seus jogadores em vésperas de jogos decisivos, jogadores convocados pela seleção principal e sub-20, enfermaria lotada o tempo todo, mas mesmo assim conseguiu o bicaneco paulista, caneco da Copa do Brasil, caneco da Libertadores e vi Mundial no frio do Japão, do outro lado do mundo. Daí enfrenta um time que so compra e forma jogador. Jogam juntos desde muito tempo. Deu no que deu. E nenhum clube no mundo joga da forma que o Barça joga. Quem mais se aproximou foi o Once Caldas de 2004. E se não fosse o desmanche seria campeão Mundial. Os times brasileiros são contantemente assediados e seus craques acabam sendo vendidos. Contra esta força econômica mesmo em um país de crise, ninguém aguenta.

  15. Carijó

    22/02/2012 16:39:29

    Em tempo, parabéns pelas suas narrações nos jogos recentes, você cresceu demais nesse aspecto. Você e Mauro Beting, fazem uma dupla perfeita. Uma narração serena, aliada a comentários inteligentes, resulta em audiência, espero que a direção da Band descubra isso também para os próximos jogos. Nem todos admiram a baixaria, o egocentrismo e a boca grande!

  16. Carijó

    22/02/2012 16:30:54

    Alô Téo, pertinente seu comentário, faz tempo que não vejo boas partidas de futebol, daquelas de não desgrudar o olho ou mudar de canal, com exceção aquela entre Santos e Flamengo pelo Brasileiro do ano passado, lá na Vila. Acredito que naquela oportunidade, os jogadores que fizeram a diferença, Neymar e Ronaldinho, resolveram por conta própria mostrar o que sabem, e deu no que deu, um espetáculo. Mas diga lá Téo, na sua opinião e olhando pra trás, qual o caminho a ser tomado para mudar esse quadro, já que são poucos os técnicos que arriscam hoje no futebol brasileiro?

  17. Ailton

    22/02/2012 15:40:16

    É isso aí Teo. Quero aproveitar para te pedir um favor. Diz pro Ulysses Costa para ele sair do programa do Neto. Ninguém respeita ele, que além de um grande narrador, é um ser humano e pai de família, inteligente e super humilde. Mas tudo tem limites. Ninguém merece ser ma-tratado por um sem educação.que não sabe nem falar. Esse Neto não passa de um farofeiro que nem sabe falar diante das câmeras e muito menos nos microfones. Não tem um pingo de educação. Sai o Datena que humilhava o Ulysses e fica esse sem educação e grosso.Como jogador profissional nunca foi exemplo e nem precisamos falar disso. O programa caiu no colo dele e ele devia ser mais humilde e tratar os colegas com respeito. Será que a Band não tinha alguém mais competente para fazer esse programa? Que tal o Prieto?Esse é 10 e educado.

  18. omsantiago50@hotmail.com

    22/02/2012 15:26:18

    Está havendo um saque de jovens nos campos de peladas do Brasil.Isto vem empobrecendo o futebol brasileiro e enriquecendo os olheiros e empresários de jogadores. A maldita lei PELÉ, contribuiu enormemente para este caus brasileiro. Os clubes,mal administrados por presidentes corruptos estão falidos em não conseguem segurar jogador nenhum. Times como o do Flamengo de Zico, Junior e cia; O cruzeiro de Tostão ,Piazza, Dirceu Lopes; São Paulo de Raí, não veremos mais, nossos craques vão lá para e exterior fininhos e craques,voltam GLADIADORES ,e pernas de paus! Um abraço.Otávio

  19. Jurandi De Abreu

    22/02/2012 12:59:03

    Muitto treiste oque eu leio hoje pessoas falando de questoes regionais coisas que nao e o intuito da materia e colocando questoes regionais em foco as pessoas pressisam levar o Futebol mais a serio,O sr.Teo Jose estar a qualidade dos nossos jogadores vemos na Copa dos Campeoes da Europa atacantes e meias da Argentina, Chile, Uruguai,Paraguai, Mexicono e ate da VENESUELA fazendo historia,e mole.

  20. Gilson Kiraly

    22/02/2012 12:26:50

    Téo, dias atrás assisti ao jogo da champions league narrado por ti e comentado pelo ótimo Mauro Beting e o péssimo e desatento Datena.Cara, sempre fui teu fã e fiquei triste com os teus comentários em relação ao Ronaldinho do Flamengo, pois vc o diminuiu demais só porque ele não joga no desacreditado e sem audiência futebol paulista.Vc também anunciou o jogo que seria no sábado pelo campeonato paulista, esquecendo-se que no mesmo dia e horário, o Flamengo, time mais popular do mundo, também estaria em campo e que tal jogo também seria transmitido por esta emissora.Somente depois vc anunciou o jogo do Mengão.Cara, vc é goiano e sabe o tanto que o flamengo é popular em todo o Brasil, e tá destratando a imensa maioria dos brasileiros, dando crédito somente ao que é de SP.Logo vc que nem paulista é, e pior, quando fica perto da paulistada se converte em puxa-saco, chegando até ao cúmulo de chamar o analfaNETO da capitinga de "craque", mesmo sabendo que tal engodo de comentarista nunca brilhou com a camisa da seleção; sequer jogou em algum clube europeu, mesmo pequeno e encerrou a "brilhante" carreira" no "fortissimo" futebol da Venezuela ou Colômbia.Sou do Pará e tenho uma filha que mora em Goiânia, e sempre torci muito por ti, mas depois dessas vou sempre mudar de canal, toda vez que vc ficar puxando o saco dos paulistas.LAMENTÁVEL!

  21. Jurandi De Abreu

    22/02/2012 11:30:41

    ate que alguem esta se manisfestamdo a respeito , a muito tempo a qualidade dos nossos jogadores esta caindo isso se deve a varios fatores e tem varios culpados imclusive a imprensa , os treinos taticos nao existem e so brincadeira ,olha o exemplo do Adriano que esta a um ano tentando emagrecer no jogo falta ozadia por medo da torcida ou das criticas da imprensa tanto um como outro nao tolera erro, estava esquessendo copa dos campeaos da Europa os nossos jogadores sao os coadjuvantes imclusive os zagueiros ,mais tem muitos jornalistas que batem no peito somos melhores , ACORDAbolerada

  22. Andre

    21/02/2012 22:16:44

    Descobriu o Brasil!

  23. junnior

    21/02/2012 20:26:17

    Pessoal acabei de conhecer um novo jogo estilo brasfoot mas muuuuuuito melhor, é online dá para jogar com seus amigos e tem patrocinador, estadio, ct e tudo mais...entrem ai e confiram://futmanager.com/futebol-online/fluminense-fm.html

  24. GORRAO

    21/02/2012 18:28:27

    OLHA TEO EU NAO VOU COMENTAR SOBRE FUTEBOL BRASILEIRO ISTO PORQUE O CARA AI EM CIMA JA DISSE TUDO OK

  25. GORRAO

    21/02/2012 18:26:14

    TEO JOSE E DURO VER VOCE AO LADO DE UM COMENTARISTA COMO O NETO E AINDA MANDANDO VOCE CALAR VOCE EO ULISSES E BRINCADEIRA NE PIOR DO QUE TA NAO FICA LEMBRA DESTA FRASE ESTA E BAND HOJE NO ESPORTE EU NUNCA PENASEI QUE UM DIA IRIA VER ISTO CARA EU QUE TRABALHEI NA RADIO COMENTANDO ESPORTE NUNCA VI UM DESRESPEITO DESSES

  26. Vinícius

    21/02/2012 17:56:45

    *O Corinthian tinha.Deu show nos bambis na Copa do Brasil e no Rio SP

  27. Vinícius

    21/02/2012 17:56:14

    2002 o Corinthians um puta time e um futebol baseado na posse de bola, mesmo estilo do tão venerado Barcelona. Foi mal nessa.

  28. ronaldo jose andrade de souza

    21/02/2012 14:22:24

    É isso mesmo, Téo. O futebol brasileiro perdeu todo o seu talento graças aos técnicos. O problema é que eles já perceberam a evolução de outros países e eles continuam da mesma forma, jogando com 3 brucutus, dando carrinho, acabando com a grama e detonando com os tornozelos dos poucos diferenciados do Brasil. Pelo o amor de Jesus Cristo: o Joel Santana, considerado um dos maiores treinadores do país, homem de dá exemplo, joga com três volantes... Aí ninguém aguenta, é o mfim do futebol brasileiro. Hoje o futebol espanhol manda tranquilamente no futebol mundial. No Brasil vai dar Espanha ou Alemanha. O Brasil não tem chances, principalmente com o Mano Meneses.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso