Blog do Téo José

Barça campeão. Quase tudo dentro da normalidade

Téo José

Quem costuma freqüentar nosso espaço sabe bem o que eu pensava da decisão. Barcelona sempre foi o grande favorito, contrário a isto só paixão e ''pachequismo''. Tem o melhor time, melhores jogadores, melhor técnico e melhor estrutura. O Santos é um grande time, mas está longe de ser unanimidade. Se formos analisar friamente, vamos ver falhas e falta de qualidade em quase todos os setores. Mas não é o caso. O Barcelona jogou como sempre joga nas grandes partidas. Mordendo, tocando, sendo objetivo e tirando o máximo de seus jogadores. Jogo bonito e se firulas.

O Santos não foi o mesmo. Os 29% de posse de bola, mesmo com o adversário sendo o Barça, não é normal para o Peixe. Primeiro, o Muricy mexeu na estrutura em sua essência. Tudo bem, tinha pela frente o time espanhol, porém apequenou a equipe e os jogadores me pareceram assustados. Faltou a pegada, a vontade extra de vencer um Mundial. Um primeiro tempo em que o Santos em nada lembrou seus melhores jogos, mesmo quando perdeu, no caso do 5×4 para o Flamengo na Vila.

A minha crítica ao Santos é exatamente no comportamento e forma de jogar. Se entregou diante do maior e com dez minutos já parecia batido. Abriu mão de tentar vencer, de tentar ser maior. Conseguiria? Na boa, seria uma grande zebra, mas eu penso assim. O time precisava outra postura e aí a falha é de todos: jogadores e comissão técnica.

Falar do Barcelona é chover no molhado. É o melhor e pronto, mas não é imbatível. Título mais do que merecido. Além do que vimos, um futebol espetáculo, é uma equipe que não muda pelo adversário. Em todos os jogos atua da mesma forma e com a mesma seriedade. Parabéns.

O jogo de hoje mostrou também que este papo de sermos os melhores do mundo já foi. Hoje precisamos de uma mudança grande no nosso futebol, que anda cheio da grana. Mudança de postura e voltar a ter nossa identidade. Isto para maioria dos clubes. Temos meia dúzia, ou pouco mais, de treinadores muito competentes, o caso do Muricy, que hoje me decepcionou, mas não posso deixar de ver o passado. Fica a lição que o trabalho na seleção nacional também é comum. Da forma que vai, vamos tomar chocolate na Copa. Hora de fazer uma análise fria e sem paixão. E nesta , vejo que muito precisa ser feito na forma de atuar e na psicologia. Que venham os inovadores, que tirem tudo de nossos jogadores. Como faz o Barcelona. Como é o Pep Guardiola.

  1. roberto alves

    21/12/2011 21:11:13

    muricy ta de brincadeira colocar durval para marca messi, o tecnico do santos foi muito convarde nao vi a zaga do santos passar o meio campo do barça, foi a maior vergonha para futebol brasileiro, muricy, mano, felipao etc... tem que rever suas taticas de jogo. barcelona mereceu ser campeao.

  2. tiago

    21/12/2011 16:31:17

    é impressão minha ou o ulisses costa não comentou a derrota do santos, e a atuação fraca do neymar q ele disse se melhor q o messi ?

  3. Caciel Oliveira

    20/12/2011 12:36:16

    Precisamos repensar com urgencia, nao apenas perdemos uma partida, fomos humilhados durante 90 minutos e ficou claro que estamos ultrapassados q o nosso sistema precisa com urgencia ser profissional, O BARCELONA é uma empresa levada a serio q precisa ter frutos positivos.

  4. jeferson samuel

    19/12/2011 17:27:46

    Meu amigo Joaquim, do comentário logo acima. Este ano, o Inter de Porto Alegre enfrentou um mistão de reservas do time principal e do time B do Barcelona na Copa Audi lá em Munique na Alemanha, na metade do ano, sendo que somente Iniesta, Pedro e Villa do time titular atuaram um tempo neste jogo. O brasileiro Thiago Alcântara, que foi titular ontem, também atuou naquela ocasião, se não estou enganado, o jogo todo, sendo que naquele momento ele era oriundo da equipe B do Barcelona,e já estava participando de jogos do time principal durante este ano no espanhol e na liga dos campeões. Portanto, o Barcelona que estava em pré-temporada na Europa, semanas após a conquista da Liga dos Campeões, utilizou-se de apenas 3 ou 4 titulares, como queiram. Não foi nem a metade da equipe titular por completa. O Inter iniciou aquele jogo com 8 ou 9 titulares, e no decorrer da partida entraram meninos que posteriormente vieram a atuar em alguns jogos do brasileirão deste ano. No entanto, mesmo sabendo que o Barcelona hoje é referência no futebol mundial, porque adota uma filosofia desde as categorias de base, onde os jogadores já aprendem desde cedo a tratar com qualidade a bola, não podemos dizer que aquela equipe recheada de reservas e meninos da base que enfrentou o time gaúcho nesse torneio amistoso, é a mesma de ontem, dos medalhões e craques rodados, consagrados e multicampeões. Pra encerrar, uma coisa é disputar um torneio amistoso de preparação e de testes ( como fez o Barcelona) já que o Milan e o anfitrião Bayer se utilizaram na maioria de seus titulares, como também fez o Inter, pois já estava com ritmo, por causa do brasileirão. Outra, bem diferente, foi a decisão de ontem, com o time espanhol utilizando o que tinha de melhor e com ritmo de jogo, já que estão no meio da temporada. Mas, é notório que o Santos levou uma surra inimaginável e que poucos pensaram que poderiam levar. Quase todos nós, imaginávamos sim, que o Barcelona ganharia, mas não com tamanha facilidade e com o Santos não tentando lutar com todas as forças possíveis para minimizar a frustrante derrota que jamais um time brasileiro levou numa decisão de mundial.Esse Barcelona realmente encanta a todos que os vêem jogar. Grande abraço a todos!

  5. Carijó

    19/12/2011 16:46:34

    Esqueci de dizer: O Sr. Luciano do Valle está cometendo o mesmo erro com a Marta do futebol feminino, tem que baixar a bola dela e dele, jogar bem ela joga, mas não é "genia" como ele mesmo gosta de falar!!!

  6. Carijó

    19/12/2011 16:37:33

    É Téo, nada como um dia após o outro. Até semana passada a imprensa brasileira (leia-se comentaristas da Band) iludiu o torcedor santista com o tal "pachequismo" que você citou no seu comentário , nos últimos 15 dias vi li e reli comentários ufanistas sobre o Santos, ou melhor, o "Santástico" Santos. Neto e Ulisses Costa (que disse que o Santos seria campeão e com sobras), deveriam ser cobrados agora, cobrados por não entenderem NADA DE FUTEBOL, até o Dr. Osmar, a quem eu nutria admiração, ficou em cima do muro. E agora José? O Santos perdeu a credibilidade e o respeito no mundo do futebol e na minha opinião, os comentaristas da Band também.

  7. rogerio

    19/12/2011 14:24:34

    Tem que parar de falar que o futebol brasileiro está em decadencia, quem está realmente em decadencia são os cartolas do futebol brasilleiros.O Santos não reforçou o time que estava pecimo no campeonato brasileiro , direcionou seu investimento todo no Neymar, fez muito market no japão , não estudou o time adiverssario, tomou sufoco de um time japones, toma uma sacolada e agora vem que perdeu pro melhor do mundo é piada.O Internacional quando ganhou do mesmo time de em 2006 não tinha messi mais tinha ronaldinho gaucho na sua melhor fase e ganhou.O que faltou ao Santos?Competencia em renovar , estruturar, e contratar refoço o time ja se mostrava fragil no decorrer do campeonato brasileiro, tanto que depoi dos jogo com o time japones fo bem criticado o zaga do peixe .

  8. ALBERTO CÉSAR

    19/12/2011 14:19:55

    Adorei vê a cara do Muricy. O Pep ensinou que não precisa vir treinar um time no Brasil, pra ser o melhor. Deu uma aula de futebol e mostrou que os nossos treinadores, não dão certo na Europa, por ainda tem muito o que aprender. 3-7-0, o Muricy nunca tinha visto um esquema desse na vida.Simplismente FANTÁSTICO.

  9. rogerio

    19/12/2011 14:13:36

    e

  10. valdecir

    19/12/2011 13:38:47

    Vomas ser inteligentes pessoal o time do Barcelona tem entrosamento se pesquisarmos o tempo que kd jogador esta no club vai da uma média de 7 ou mais anos a base é formada no club e os dois que não foram formados no club são Daniel Alves a 3 anos e o Abidal o time tem um padrão de jogo que o mesmo da final de 1992 contra o São Paulo se jogar como o Barcelona no Brasil com toque de bola no terceiro toque a torcida ja vai vaia se observamos quando a coisa aperta eles recuam a bola para o goleiro e recomeça isso no Brasil seria retranca olhando a escalação do time craque so tem um MESSI tem dois bons jogadores no meio XAVI e INIESTA e os outros dois do meio Fabregas e o Tiago medianos nao de anormal os dois zagueiros sao fracos nada de um super zagueiro Piqué e o Puyol ja veterano e formado na base do Barcelona o Daniel Alves reserva no Brasil e Abidal 32 anos nenhum garotinho o goleiro não é tudo isso na verdade o time é entrosado jogando a muito tempo juntos. A diferença que no Brasil nossos jogadores saem cedo e um time nao fica mais de um ano juntos esta na hora de repensar todos os conceitos do futebol brasileiro ou vamos continuar passando por isso

  11. lenilton

    19/12/2011 11:43:15

    barcelona meu timão barça ta muito forte pra caram ba n sei comom vc sabe pq eu quero sabe comom ele comsegue ganhar todas?

  12. Marcelo

    19/12/2011 11:33:31

    O que me preocupa é que o Santos joga muito mais que a seleção do Mano e que a Seleção da Espanha é praticamente o Barcelona, com as exceções do Messi, Daniel Alves e Mascherano, mas com os reforços do Real Madrid. Se o Santos tomou essa sapecada, imagina o que vai ser da seleção em 2014?

  13. LUCOMAR DE ASSIS MEIRA

    19/12/2011 09:56:55

    BOM DIA TÉO! ACHO NÃO SÓ O SANTOS MAIS QUALQUER TIME BRASILEIRO OU ATÉ MESMO A SELEÇÃO QDO VAI DISPUTAR UMA PARTIDA COM TIMES OU SELECÕES EUROPEIAS OS JOGADORES BRASILEIROS FICAM COM MUITA MELAÇÃO COM OS JOGADORES ADVERSARIOS, VCS SE LEMBRA NA COPA DA ALEMANHA , QDO O BRASIL FOI ELIMINADO PELA FRANÇA, OS JOGADORES BRASILEIROS FALTARAM A BEIJAR NA BOCA DO ZIDANE,QUALQUER FALTINHA CORRIAM PARA LEVANTAR OS JOGADORES FRANCESES , PEDIAM DESCULPAS A NOVELA SE REPETIU DE NOVO NO ULTIMO DOMINGO ENTRE SANTOS E BARCELONA O JOGO MAIS ESPERADO DO ANO . SERÁ!!! QUALQUER FALTINHA OS JOGADORES DO SANTOS PEDIAM DESCULPA , QUERIA AJUDAR OS JOGADORES DO BARCELONA A SE LEVANTAR . NA MINHA HUMILDE OPINIÃO QUALQUER OUTROS JOGADORES DO MUNDO INTEIRO NÃO SÓ EUROPEUS, ELES SIM DEVERIA PEDIR DESCULPA PARA GENTE AJUDAR A LEVANTAR , PEDIR A CAMISA PARA OS JOGADORES BRASILEIROS, RESPEITAR TUDO BEM MAS FICAR COM MELAÇÃO JÁ MAIS, SABEM PORQUE NÓS SOMOS PENTA CAMPEÕES DO MUNDO ELES TEM QUE REMAR BASTANTE PARA ALCANÇAR NÓS. FALTA RAÇA E BRIO NA CARA DOS JOGADORES MODERNOS DO BRASIL.

  14. joaquim

    19/12/2011 09:32:07

    Engraçado o inter jogou contra o barcelona neste ano naquele torneio que a fifa promoveu, e só perdeu nos penaltis, e ainda, foi o barça que correu atrás do empate. Lembra! E aí, se eu fosse o santos nem voltava ao Brasil.

  15. felipe dias

    19/12/2011 07:55:41

    Muricy t decepcionou agoramuricy nunca foi um tecnico bom como muitos falam,Muricy todas vezes q foi campeao foi com time montado e treinado por outro, qnd o time joga do jeito q o muricy quer o time joga mal, é so comparar qnd o muricy pegou o Sao Paulo, Fluminense, Ate o Palmeiras, no palmeiras ainda conseguiu perder um titulo q praticamante ja estava ganho. Falam q ele fez o sao paulo ser tri brasileiro, pq o time do sao paulo era foda na epoca, mas ele foi afundando o time desde o primeiro ano dele no sao paulo. procure ae estatisticas

  16. Pc

    19/12/2011 03:44:08

    O peixe foi ''TRI'' turado pelo BARCELONA. KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  17. Jorge Estolano - RO

    19/12/2011 01:48:13

    Que massacre, fiquei com dó, parecia um peixinho fora da água , o ramalhinho lá beeem quietinho no banco de reservas.A imprensa Brasileira tem mascarado o nosso futebol, não existe mais estrela, ninguém ganha mais sozinho, nossos colunistas e comentaristas, tem que parar com esse bairrismo regional e mostrarem a realidade.Hoje no Brasil quem ganha campeonato são os árbitros, dirigentes, com certeza a CBF tem participação em toda essa sujeira de nosso futebol. Estamos regredindo, o mundo inteiro viu, o massacre que o futebol BRASILEIRO levou, que vergonha.O futebol de alguns paises sul americano tem crescido, a exemplo do Chile e Equador, a LDU vem mostrando um bom futebol e agora também aparecendo UNIVERSIDAD CATÓLICA do Chile, todos conquistando títulos internacionais.Em 2011 o VASCO mostrou grande futebol e o CORITIBA, grande decisão na COPA DO BRASIL, qualquer um poderia ter sido CAMPEÃO, já no Brasileiro O VASCO foi parado pelo cansaço, CBF e também pela arbitragem, na Sulamericana alem do cansaço enfrentamos um grande time.Sou torcedor do VASCO só VASCO, da nojo ver como a seleção Brasileira joga, reflexo dessa forma corrupta que a CBF administra nosso futebol, esse ano eles “CBF” foi DESCARADA em suas maracutaias para ajudar aquele time que se diz campeão, direcionou jogos, árbitros, nomeou dirigente de clube a cargo importante na CBF, clube esse decidindo o Brasileiro, todos esses artifícios para desestabilizar os adversários diretos ao título, ai que volto a imprensa Brasileira, que ao meu ver, assiste a tudo isso de braços cruzados, não denuncia, a imprensa Brasileira tem poder investigativo pode denunciar sim essa sujeira toda que ta ai, caso estas sacanagens continuem a tendência é o nosso futebol regredir ainda mais.Não ao favorecimento, que vença o melhor, como assim o foi o BARCELONA, isso é fruto de um trabalho sério.A CBF e a imprensa Brasileira expuseram essa garotada do santos ao ridículo em rede mundial. Feio pra eles, horrivel para os Brasileiros. Fala pro milton n'adegas'eves que lugar de palhaço é no circo, já chega, futebol é coisa séria.

  18. Cido

    19/12/2011 00:14:44

    Ops ..... desculpe !!!Job não ====>>>>>> jogo simTchau

  19. leandro de rolandia parana

    19/12/2011 00:14:13

    teo´o barca acou com santos

  20. Cido

    19/12/2011 00:11:20

    SaudaçõesAgora que o job terminou. Quem é o melhor =>> Messi ou Neymar (Maradona ou Pelé) ???O Santos tomou um baile. Infelizmente a midia fala demais. Faz previsões estupidas.Fala muito, fala muito. (Tite)Menos pessoal, o Messi ja vem jogando a tempos. O Neymar esta começando agora, vai chegar lá tenho certeza, mas vamos devagar. (Por que ele ganhou a bola de bronze ? Não fez nada no jogo pra merecer. A midia, Fala muito, fala muito (Tite)Esta cada vez mais nojento ouvir comentarios destes profissionais que fazem os programas de esportes, espalhados pela nossa televisão.Sou corinthiano campeão, tenho 50 anos, adoro futebol e esta cada vez mais dificil assistir futebol. Jogos horriveis, corrupção, brigas, jogadores pipoqueiros, comentaristas falando abobrinha .... etc etc etc ....Fica aqui o meu protestoFica com DeusAbraço

  21. jorge

    18/12/2011 23:56:28

    Globo: duelo de titãs - Messi x Neymar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. valdecir

    18/12/2011 22:56:45

    o Santos jogou como juvenil respeitando muito o time da Barcelona o esquema nao é novidadade o Telê Santana deu um nó e ganhou do Barcelona sem disser que o Ronaldao mostrou o que é ser zagueiro deu uma no meio do craque do time Stoichkov e ele sumiu.

  23. joao

    18/12/2011 22:18:15

    tira os estrangeiros do barça, ele fica um time comum, bom mas comum. ah o santos foi embarçamado hojekkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. Wiliam Marcos de Oliveira

    18/12/2011 21:59:43

    O Barça é o melhor e nós precisamos, realmente, de nos reinventar. A copa do mundo de 2014 está chegando e corremos o risco de presenciar outro maracanasso. E para piorar ele pode vir antes da final. Sinceramente, não tenho certeza de que o Ganso terá condições físicas de ser o nosso grande maestro na Copa do Mundo. Ele já se machucou duas vezes e cada vez mais o acho jogando com medo. Já o Neymar, precisa evoluir muito para decidir jogos difíceis. Decidir aqueles onde a situação está ruim e os craques fazem a diferença. Foi assim que Romário fez em 1994, Ronaldo em 2002. Aliás, precisamos ajudar o Neymar a evoluir. Que história é essa de elegê-lo craque do campeonato brasileiro quando seu time ficou no meio da tabela e ele quase não jogou. Isto demonstra que não estamos vivendo a realidade. E com isto colocamos nossos jogadores também fora da realidade. Futebol se vence com trabalho, com dedicação, com humildade e quando colocamos na cabeça que temos os melhores, estes deixam de trabalhar. Aí dá no que dá, a copa de 2006 provou isso.

  25. Hamilton vilas boas de Paula

    18/12/2011 19:47:50

    What moderation

  26. Hamilton vilas boas de Paula

    18/12/2011 19:40:55

    O Barça mostrou o seu futsal dentro de campo e ninguém está percebendo isto?É um time bom, porém não imbatível, desde que alguém não fique impressionado com a sua grande fama.Infelizmente o Santos borrou a sua imagem e sem razão.Continuo acreditando no futebol brasileiro, o campeonato brasileiro mais disputado do mundo, como vocês falam.

  27. Hamilton vilas boas de Paula

    18/12/2011 19:31:15

    O Barça mostrou o seu futsal dentro de campo e ninguém está percebendo isto?É um time bom, porém não imbatível, desde que alguém não fique impressionado com a sua grande fama. Infelizmente o Santos borrou e sem razão. Continuo acreditando no futebol brasileiro, o campeonato brasileiro mais disputado do mundo, como vocês falam.

  28. Roland

    18/12/2011 19:23:57

    Para quem não via o Barça jogar há tempos - como eu - chegou a conclusão que o Barça simplesmente REINVENTOU O FUTEBOL. E que o lfutebol brasileiro está completamente desatualizado - esse negocio de centrar bolas na área, iclusive nos escanteios é coisa ultrapassada. Hoje o Barça demonstrou que o negocio funciona a base de passes curtos e precisos, e pontaria rápida.E provou ainda que só a pura supremacia na posse de bola não resolve se não houver gols. Por aqui - alem das tradicionais centradas - os jogadores ainda tem 2 outros vicios: se enrolam demais com a bola na frente da área e finalmente a FDP = Falta De Pontaria.Muito time brasileiro já perdeu jogo mesmo tendo mais posse de bola, mas isso é algo ilusório que não decide a partida se não houver gols.O fato é que os times brasileiros - inclusive a Seleção - precisam atualizar com urgencia seu modo de jogar para serem mais objetivos e concretos. Firulas a la Neimar servem para dar Show de Bola mas sozinho não resolvem.Não é a toa que a Seleção Espanhola (com base do Barça) foi campeã na Africa e hoje o próprio Barça foi no Japão. Eles atuam num futebol moderno e objetivo.Hoe nenhum time brasileiro tem condições de vencer o Barça.

  29. Vinicius.

    18/12/2011 19:12:44

    Vendo o LAOR falando q este era o jogo do Seculo e q Neymar iria provar q era o melhor jogador do mundo, gostaria de ver a cara de bobão dele durante o jogo mano !!O Santos sujou a imagem do Brasil perante ao Mundo ao ver o Barça Rasgar a camisa e tacar fogo, estrassalhando, humilhando o Santos mano !!Hj vendo o Santos jogar, deu vergonha de ser brasileiro, de ver um timinho tão medroso dentro de campo mano !!A Europa RI de Neymar e seus capachos mano !!Até o Estudiante de La Plata fez jogo duro, perdendo o Titulo no segundo tempo da prorrogaçao, resumindo Neymar e cia são uns bando de PIPOKEIROS mano !!TRI MUNDIAL é apenas o SPFC mano .Salve o Soberano.

  30. Ddii_

    18/12/2011 19:07:20

    Concordo em tudo, Téo José. Você é um dos poucos da imprensa que tinha noção do que o Santos iria enfrentar.Vendeu-se muito Neymar x Messi e pouco foi falado de posicionamentos da defesa, latetais, volantes e principalmente, da vontade de vencer (o que no meu ver faltou). Não entrou com espírito de guerreiro você não via sangue nos olhos, aceitou facilmente o toque de bola e Ganso, Neymar, Borges não corriam atrás dos jogadores ficaram praticamente o jogo todo olhando o time catalão na cara deles fazer qualquer coisa sem dificuldade. Santos é inferior em tudo e perder seria realmente normal, porém, foi um time que parecia ser um grupo de fãs contra os ídolos. Não teve pegada. Quando derrubavam um jogador do Barcelona só faltava abraçar e por no colo. Santos foi pequeno, e não deu mais trabalho que times pequeno da Liga BBVA, o tão famoso campeonato espanhol fraco, segundo mídia brasileira. O Santos não foi bem preparado para o jogo, evidente. Muricy não sabia o que fazer e não soube deixar os jogadores na frequência necessária. Time entrou derrotado e não fez nada para mudar isso. Não é vergonhoso perder, mas é vergonhoso não mostrar atitude.

  31. Paulo Henrique de Souza

    18/12/2011 18:25:00

    Está certo, o Barcelona é o melhor do mundo e pronto. Infelizmente, o Santos (técnico e jogadores) se apequenaram e foram buscar autógrafo e foto dos ídolos, não foram jogar futebol e nem tentar vencer. Fica evidente que a diretoria pensou tanto em Neymar e Ranso, ops, Ganso que esqueceu de correr atrás de um zaga, outro meio volante para ajudar o Arouca e outro amador para municiar o ataque. Se a mediocridade do Mano Menezes for mantida, perdemos a copa dentro de casa, a direção da CBF está tão ocupada com outras coisas que não está vendo a qualidade da seleção, parece a diretoria santista.

  32. Manner

    18/12/2011 17:53:12

    Peixe na vara e de quatro!O Santos chegou longe demais com esse time. Para o Santos tão bom demais.Chupa Neymar, Chupa Pelé, Chupa Muricy!Ser Tri-campeão é para poucos!

  33. nildo machado

    18/12/2011 16:27:39

    Só os apaichonados como o Reporter Wlisses Costa da Bande que não quer ver a verdade e fica no Jogo Aberto fando sò besteiras que achava que o pequeno Santos levaria essa disputa.E que o Neymar è melhor que o Messi ,FICOU PROVADO QUE ESSE RAPAZ È UM BABACA.

  34. cyco

    18/12/2011 15:59:48

    Boa tarde... concordo discordando, pois um time como barça, é um time costumado com decisões importantes aonde conseguiram passar por todas. O Santástico acostumado com times de menor qualidade aguardava o ataque perfeito ( como a aranha contra a vespa parasitóide ), só que a defesa do Santos a muito tempo vem pecando, parecendo que estavam jogando na sorte, aonde os gols do barça pareceram de toques de habilidade e pressão ( no abafa e volume ). As jogadas dão certo pela competência, sorte e só tem sorte quem tem competência. Eu imagino o melhor time das américas ser batido com as costas da mão, por exagero de respeito e falta de habilidade para os passes errados, aceitando a pressão sem pressionar...E tem adversário que está feliz, colocando até um lençol ¨encardido¨ agregando apôio a quem não precisa, pois para eles não passou de mais um título... coisa que estes mesmos não tem e nem sabe se terão sorte de chegar um dia a esta alegria.Me preocupa ver o quanto a mídia brasileira gostou do resultado e mais ainda o quanto estão tornando do esporte do povo um meio de comércio... O Santos poderia ter enchido o bolso; mas valeu a viagem gorda. Parabéns Santástico e continue sendo finalista...

  35. ju II

    18/12/2011 15:13:01

    Teo,a técnica individual brasileira continua em alta, mas desde 74 o futebol moderno soma individual e coletivo, certo? Em 94 e 2002 tivemos seleções modernas, nesse sentido. Depois de 2002 regredimos a era do futebol individual.

  36. ju

    18/12/2011 15:07:04

    Teo,depois de 2002 voltamos no tempo, à era da individualidade?times baseados em valores individuais são café da manhã para times europeus?

  37. francisco martins neto

    18/12/2011 14:30:37

    recado pro Milton (chupa quatro) "Santos meu Amor"kakakakakakakakak

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso