Blog do Téo José

O poder dos treinadores e falta de profissionalismo

Téo José

Muito se fala que o futebol brasileiro está vivendo uma fase de profissionalização. Uma verdade em 50%. Vive, sim, um momento de mais dinheiro em caixa, 80% pelas cotas de TV que aumentaram bastante. Na maioria dos clubes, pouco foi feito no marketing, no fortalecimento da marca e no respeito com o torcedor. Os velhos problemas e a omissão existem. E fortemente.
Por outro lado, para se ver livre de cobrança de torcedores (principalmente das organizadas), cada vez com mais poder junto às diretorias, paga-se salários muito altos para jogadores e treinadores em orçamentos de pouco planejamento. As parceiras também muitas vezes não olham o objetivo, puro, simples e de maior importância: se é bom para os dois lados.
Neste cenário, com pouca gente profissional administrando o departamento de futebol, na maior parte são torcedores travestidos de dirigentes ou ex-jogadores, sem experiência,  os treinadores passaram a ter um poder maior do que deveriam. O São Paulo, um time muito mais profissional no seu departamento de futebol, no passado, era exemplo. Treinador dava opinião, mas nas contratações e  planejamento  a palavra final era do departamento especifico. Hoje, me parece que isto também virou lembrança.
Na Europa, em muitos times, principalmente Inglaterra, os treinadores passam também a ter estas funções. Tudo claro. Mas lá um técnico fica bem mais do que uma ou duas temporadas no clube. É fácil, e até inteligente, este tipo de conduta. Aqui não. Perdeu quatro ou cinco jogos e está fora. Como planejar, como explorar mais as categorias de base?
As cobranças sempre serão em cima dos treinadores e jogadores, chegam aos dirigentes em um terceiro estágio. Estamos vendo isto no Flamengo. Um time que gastou muito para ter Ronaldinho, mas esqueceu do resto. Venceu o Carioca e achou que estava pronto para o Brasileiro. Deu até esta impressão. Mas vendo os últimos jogos, percebe-se que falta bastante.
Falta na zaga, meio de campo e ataque. Faltou planejamento. Como se pode imaginar um meio de campo apenas com Williams, Airton e Renato? Quem cria? Marcou Ronaldinho ou Thiago Neves, pronto. Matou mais de 50% do time. Na frente, Deivid e Jael, como reserva imediato – dois  jogadores que, para falar pouco, não são unanimidade.
Saindo do exemplo do Flamengo, olhando por cima, vamos passar pelo Cruzeiro, Atlético MG, Palmeiras, São Paulo, Grêmio – este último em uma dúvida enorme. Durante algum tempo quis apostar na garotada da base, boa saída, depois mudou o caminho e agora pode é queimar promessas. O Bahia montou quase que um elenco inteiro, mas esqueceu de planejar. Só contratou e, claro, na onda da maioria, trocou de treinador durante a competição.
Neste panorama, não basta manter um treinador por muito tempo, com poderes limitados. Precisa-se  de dirigentes profissionais, em todos os setores, não só nos departamentos físico, médico ou contabilidade. Em todos.
O exemplo é o Vasco, que contratou o ótimo Rodrigo Caetano. Planejou. Tanto que luta por três títulos neste ano. Ficou sem o treinador, por problemas de saúde, mas a filosofia, o rumo do trabalho, continou o mesmo. Independentemente do que venha a conquistar, que seja pelo menos uma luz para os outros clubes.
  1. teojose

    21/11/2011 00:10:43

    Obrigado

  2. MANUEL

    20/11/2011 22:43:22

    O futebol brasileiro é amador até por quem organiza,CBF, ou seja, muita roubalheira, falta de transparência, árbitros não profissionais, com muitos erros, falta uma adequada orientação, cada um apita com o seu código pessoal. Os treinadores são ex jogadores, que deixam muito a desejar em todos os sentidos. Os clubes estão muito desorganizados.

  3. William Alves Lima

    20/11/2011 19:23:33

    teo você é um dos melhores narradores do mundo

  4. victor josé

    20/11/2011 18:14:15

    téo quem éo campeõa o vasco né????????????????????

  5. leandro

    19/11/2011 17:56:53

    verdade teo o flamengo faltou dinheiro pra contratar outro atacante e zaguerio Jael e Gustavo Wellington etc nao da no flamengo por isso nao da pra ser campeao tem que ter atacantes e zagueiros bons ne muita gente critica os tecnicos mais jogadores sao culpados

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso