Blog do Téo José

Lugar de torcedor é na arquibancada

Téo José

Hoje é normal torcedores, geralmente das organizadas, fazerem reuniões com treinadores, dirigentes e jogadores. Normal, também, invadir CTs  e vestiários. Existe uma preocupação danada em quase todos os clubes com a repercussão que alguns fatos vão causar nas torcidas tidas como organizadas. Em momentos de polêmicas, empresários de jogadores se apressam em dar explicações aos líderes destes movimentos. Em outras situações podem ser usadas para desestabilizar atletas, técnicos e cartolas.

Sou do tempo que torcedor ficava na arquibancada. Lá mostrava sua insatisfação, sem o tal do corpo a corpo. Um tempo onde nem se sabia os nomes deste líderes e o contato era distante mesmo. Não tinha distribuição de ingressos gratuitos, custeio de viagens e nem ajudas materiais. Os próprios cartolas criaram estas situações e, agora, vários ficaram reféns. Alguns treinadores, também, deram uma importância enorme às organizadas e agora sentem na pele as cobranças.

Este momento, quando as organizadas se acham maiores do que realmente são para um time de futebol, tem sido observado em todo país e não tem mais o foco restrito a São Paulo, Rio, Belo Horizonte ou Porto Alegre. Pelo visto, o poder só vai aumentar. Uma pena.

  1. Elpídio Lima Jucá

    21/09/2011 23:23:37

    O clássico Santos x Corinthians foi mais um daqueles encontros em que vence o que aproveitar as oportunidades e que tem artilheiros experientes. O gol do Liedson foi bonito. Mas o Santos foi melhor e traduziu em gols a sua superioridade nesse jogo. Como santista espero que o Santos pegue o embalo e não perca mais. Elenco bom ele tem, craques, nem se fala. Não justifica sua posição na parte debaixo da tabela. Campeão paulista, campeão da Libertadores, tem que pelo menos chegar entre os quatro primeiros. No papel é o melhor time do Brasil, tem o artilheiro, o craque nº 1 da américa, quatro jogadores na seleção (Elano, Neimar, Ganso e Danilo), por que não decola? Vamos lá meninos, mostrem por que voces são campeões da América e oxalá do mundo em dezembro no Japão.

  2. claudio

    21/09/2011 21:57:26

    Lembra do episódio de invasão no Couto Pereira do Coritiba? Pois a diretoria proibiu as organizadas nos jogos do Coxa. O torcedor entra, mas não com faixas, camisetas ou bandeiras de torcidas organizadas.Não dão mais ingressos. Hoje o torcedor reclama, protesta, mas respeita. reduziu a violência.O que vemos de algumas organizadas, no Brasil inteiro, é a total falta de respeito pelos profissionais, sejam eles administrativos ou atletas. Parece que eles, torcida organizada, é que mandam no clube. Ameaçam jogadores e seus familiares ou então diretores e presidentes.O torcedor tem direito de reclamar, protestar, pode ser com vais, colocar faixa viradas pra baixo, e até expressar a indignação por meio de documentos direcionados à diretoria e presidência do clube. Mas atos de violência devem ser combatidos como crimes, e os responsáveis punidos exemplarmente, inclusive com prisão.

  3. Anderson

    21/09/2011 19:49:54

    O acontecerá se o Corintians perder 4 partidas seguidas? Vão matar o Andres, o técnico ou alguns dos jogadores? Pois quando perdem, quebram carro, invadem CT, ameaçam. Isso é falta de "borracha" no lombo desses desordeiros, maloqueiros. O Comandante da PM de SP, tinha que ser energico com essas atitudes doentias em nome do Futebol. Futebol não é nada disso!!!

  4. Valdeir

    21/09/2011 16:55:15

    Eu tbm. sou desse tempo, onde as torcidas eram realmente organizadas. Hoje, como vc. disse " diz q. organizadas " estao com muito direito, e acrescento sem nenhum dever! Penso que pra ter direitos e preciso primeiro ter dever !

  5. giripoca do matto

    21/09/2011 16:19:25

    é concordo mas acho que voçes da imprença tenhan uma parcela de culpa nisso tudo pois muita das vezes provacan as torcidas com seus comentarios, é verdadede que os dirigentes criaram esses monstros pois pessoas que não respeitan o local de trabaslho dos outros são bandidos quebran propiedades particulares esso é crime e lugar de bandido é na cadeia porque não vam para brasilia brigar por seus direitos na camara de suas cidades cobrar por seus direitos .

  6. carlos alberto nishina de azevedo

    21/09/2011 15:59:15

    Concordo plenamente, lugar de tocida e na arquibancada, quer protestar, deixe de ir ao estadio.

  7. PauloJosé

    21/09/2011 14:19:44

    Vou dizer agora pra não falarem que só falei depois que aconteceu: BOTAFOGO é timinho, time de série B, time pequeno mesmo, menor do Clube dos Treze, talvez so a frente das Galinhas Caqueticas de Minas. Botafoguinho é time do naipe de Coritiba, Sport, Vitoria, Bahia, é so ver os títulos que possui: 1 Brasileiro e mais nada (ha, titulo regional, que maravilha). Timinho mantido pela Rede Globo! Não ganha nada e tem uma torcida que cabe num fusquinha, além de ser fregues do Flamengo. Botinha, verdadeiro cavalo paraguaio, não termina o campeonato nem entre os 6 primeiros.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso